quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ATÉ QUANDO?

Tal como aconteceu no ano passado, o Dr. Alberto João Jardim vai gastar uma verba elevadíssima, cerca de 1,2 milhões de euros em iluminações no Natal e festas de fim de ano e cerca de 750 000 em fogo de artifício. Como indicador comparativo, as cidades de Lisboa e Porto gastarão no seu conjunto cerca de 370 000 euros neste tipo de iniciativas.
Também como no ano passado, o Governo Regional socorre-se de habilidades e manhas orçamentais distribuindo parte dos encargos para o orçamento de 2013.
Ainda e tal como no ano passado, o processo de adjudicação destes negócios parece tudo menos transparente. A montagem das iluminações decorativas de Natal e fim do ano, é desde 1996 sempre adjudicada à empresa SIRAM, do antigo deputado do PSD, Sílvio Santos, procedimento já condenado pelo Tribunal de Contas.
Nada de novo, portanto.
O que continua a surpreender-me é a complacência cobarde, interesseira e indesculpável com que estas manobras e manhas é tolerada pelos responsáveis nacionais, designadamente, o Governo, todos os Governos de há décadas.
É usado o argumento de que as festas e o fogo-de-artifício são "o maior cartaz" da Região Autónoma" entendimento estranhamente tolerado. No entanto, devo afirmar que neste aspecto estou de acordo, o o fogo-de-artifício, as festas das inaugurações de equipamentos que, por vezes, são mero desperdício e forma de uns quantos ganharem muitos milhões, são um dos grandes cartazes da Madeira.
Por cima deste quadro reina a figura tutelar de Alberto João que entre impropérios, boçalidade e ameaças veladas de independência se ri de uma classe dirigente que se ri dele, o bobo tonto e inimputável que vai jogando um jogo conhecido, uns fingem que governam o território nacional "esquecendo" o que se passa na Madeira, outros, poucos, ganham muito com tudo isso e a grande maioria de nós, madeirenses incluídos obviamente, vai pagando.
Até quando?

1 comentário:

Alberto João disse...

Num País em que apenas se fala em mil milhões, o que é que são 750.000 euros?!? E os turistas? O fogo de artifício é imagem de marca do reveillon da ilha! Um chamariz!