A imprensa de hoje divulga alguns dados relativos
ao processo de avaliação e acreditação a correr no ensino superior sob a
responsabilidade da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
(A3ES). Dos cursos já avaliados, 420 de um universo de 3500 cursos, a Agência determinou
o encerramento de 107 cursos envolvendo licenciaturas, mestrados e doutoramento
de universidades e politécnicos predominantemente privados.
Já aqui afirmei muitas vezes a necessidade
imperiosa de regulação na oferta do ensino superior, um universo fortemente
enviesado com uma oferta sobredimensionada e com distorções fortíssimas ao
nível da qualidade, da assimetria da rede e das implicações na empregabilidade.
Um Relatório, também da A3ES e reportando dados
de 2011, mostrava uma taxa de 69.79% de preenchimento de vagas e da análise a
71 áreas de estudo conclui-se que em 80% existe excesso de oferta. O Relatório,
encomendado pelo Conselho de Reitores, aponta a óbvia necessidade de
racionalização da rede. De há muito que defendo este entendimento. Na verdade,
o ensino superior em Portugal tem como questão estrutural o
sobredimensionamento da rede de ensino superior em Portugal.
Há algum tempo, o Professor António Nóvoa, reitor
da U. de Lisboa, afirmava, "Portugal não deveria termais do que sete ou
oito universidades públicas. E estou a ser benevolente" afirmou.
O problema é que o ensino superior em Portugal é,
como muitíssimas outras áreas, vítima de equívocos e de decisões políticas nem
sempre claras. Uma das grandes dificuldades que enfrenta prende-se com a
demissão durante muito tempo de uma função reguladora da tutela que, sem ferir
a autonomia universitária, deveria ter impedido o completo enviesamento da
oferta, pública e privada, que se verifica. Esta demissão é, aliás, afirmada no
relatório da A3ES.
Um país com a nossa dimensão não suporta tantos
estabelecimentos de ensino superior, sobretudo, se atentarmos na qualidade. As
regiões e autarquias reclamam ensino superior com a maior das ligeirezas.
Durante anos, a pressão vinda da procura e a incapacidade de resposta do
subsistema de ensino superior público, associada à demissão da tutela da sua
função reguladora, promoveu o crescimento exponencial do ensino superior com
situações que, frequentemente, parecem incompreensíveis à luz de um mínimo de
racionalidade e qualidade. Portugal contará, segundo a informação disponível,
com cerca de 121 instituições de ensino superior e como indicador relativo pode
referir-se um rácio de 11,5 estabelecimentos por milhão de habitantes, enquanto
a Espanha apresenta 2,2 ou o Reino Unido 2,8, um dado extraordinário, o valor
mais alto da Europa, segundo o Expresso.
Nesta matéria, a qualidade e o redimensionamento
da rede, espera-se que o processo em curso de Avaliação e Acreditação do Ensino
Superior de que se começam a conhecer resultados se revele um forte incentivo,
seja eficaz, não desenvolvido de uma forma cega e resistente à pressão, às
pressões. Existem cursos que apesar de alguma menor empregabilidade se
inscrevem em áreas científicas de que não podemos prescindir com o fundamento
exclusivo no mercado de emprego. Podemos dar como exemplo formações na área da
filosofia ou nichos de investigação que são imprescindíveis num tecido
universitário moderno. Será também importante que o processo permita
desenvolver e incentive modelos de cooperação, universitário e politécnico,
público e privado, que potencie sinergias, investimentos e massa crítica.
O enviesamento da oferta de que acima falava,
alimenta a formação em áreas menos necessárias e não promove a formação em
áreas carenciadas. Tal facto, conjugado com o baixo nível de desenvolvimento do
país e com uma opinião publicada pouco cuidadosa na informação, leva a que se
tenha instalado o equívoco dos licenciados a mais e destinados ao desemprego,
quando continuamos a ser um dos países da UE com menos indivíduos com formação
superior, já o disse aqui muitas vezes.
2 comentários:
Tivesse o A3ES alguma vergonha e sugeria no seu relatório a absorção de alguns cursos superiores no ensino público pelos seus equivalentes de algumas universidades privadas com muito mais prestigio e competência académica.
Na UL passam-se cenários dantescos.
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