domingo, 30 de junho de 2013

DE TRAPALHADA EM TRAPALHADA. Esclarecimentos no briefing

O Ministro Poiares Maduro, o geniozinho que substituiu o "Dr." Relvas para tratar da propaganda, tem pela frente uma tarefa extraordinária.
Encontrar justificações para as sucessivas falhas nas previsões, aquela da chuva inventada pelo Ministro Vítor Gaspar foi fraquinha, explicar os números e indicadores que apesar da tortura sofrida insistem sempre em contrariar os discursos do Primeiro-ministro e dos génios que o rodeiam, é, na verdade, um empreendimento difícil.
Se considerarmos que se propõe tratar da propaganda diariamente num briefing com a imprensa, antecipo uns momentos interessantes todos os santos dias. Imagino uma espécie de "tesourinhos deprimentes"
Vem esta introdução a propósito de mais uma trapalhada, esta em torno dos tais "swaps", agora tão na agenda. Em sucessivas ocasiões, a Secretária de Estado Maria Luís Albuquerque negou que o anterior governo tivesse informado o actual governo sobre a existência destes produtos nas empresas públicas. Curiosamente, a mesma personagem tinha negociado contratos dessa natureza enquanto administradora da Refer, ou seja, ela enquanto ex-administradora da Refer sabia dos contratos, mas enquanto actual Secretária de Estado, desconhecia a sua existência por falta de informação do governo anterior. Por uma vez dou a razão a Scolari, "e o burro sou eu?".
Acontece que agora e com alguns dados factuais, datas e relatórios, o ex-ministro Teixeira dos Santos vem dizer que durante o processo de transição de governos houve passagem de informação sobre os tais "swaps" o que relança a trapalhada. O actual governo ainda não reagiu.
Creio que nesta altura o Ministro Poiares Maduro prepara um briefing com a comunicação social para esclarecer e repor a verdade, isto é, aquilo que deve ser considerado a verdade. Se é ou não, bom ... isso é uma outra questão.
Já não há saco.

Post scriptum - O Governo já reagiu mas é melhor ir por partes. O Ministério das Finanças, em comunicado, afirma que de facto durante o processo de transição recebeu informação sobre os "swaps" num reunião que decorreu em ambiente de "colaboração e cordialidade". Entende, no entanto, que a informação era insuficiente.
Por outro lado, o Ministro Aguiar-Branco (não me esqueci do hífen), afirmou, parece que sem se rir, que "o Governo nunca mente" pelo que a Secretária de Estado Maria Luís Albuquerque é que tem razão quando afirmou, por exemplo na AR que "na transição de pastas, nada foi referido a respeito desta matéria". Extraordinário.
Poiares Maduro deve estar ainda aflito a preparar o briefing para acertar esta trapalhada.

1 comentário:

lidiasantos almeida sousa disse...

POIARES MADURO, também conhecido em Florença por Cantinflas, pelos seus longos monólogos de quem fala, fala e fala mas nunca diz nada. Tenta imitar os briefings da Casa Branca com jornalistas amestrados, mas enviei-lhe um mail com o Cantinflas no Youtube - www.youtube.com/watch?v=WOuHaadMRvu
Sei que muitas pessoas fizeram o mesmo e agora mudou de ideias e manda
o Lombas fazer o trabalho sujo de arregimentar jornalistas para levarem ao Povo a boa Mensagem que é só mentiras