São conhecidos os resultados dos
exames do 4º ano a Português e Matemática. Embora seja o primeiro ano de exames
nacionais obrigatórios, é possível uma comparação com os resultados das provas
aferidas do ano anterior. Assim, verificaram-se melhores resultados em
Matemática que em Português, sendo que em Matemática a média subiu de 53,2%
para 56,9% o que se deve saudar e em Português a média foi negativa, 48,7% e em
2012 foi de 66,7%, verificando-se um abaixamento em que importa reflectir.
Apesar de ir acontecer uma nova
oportunidade para os alunos que chumbaram pelo que importa aguardar pelos
resultados finais, algumas notas telegráficas.
Os resultados em Matemática vêm
na linha das melhorias que registadas nos últimos anos conforme atestam os
estudos comparativos internacionais e que sustentavam um caminho que parte das
medidas da política educativa em curso podem comprometer. Em Português importa
uma análise mais fina para tentar perceber a razão ou razões para explicar o
abaixamento significativo dos resultados.
Quero acreditar que desta análise
possam promover orientações, meios e procedimentos que incrementem os
resultados em Português e a manutenção dos progressos registados em Matemática,
no entanto, temo que turmas sobrelotadas, metas curriculares excessivas e burocratizadas,
insuficiência de apoios às dificuldades de alunos e professores possam não
constituir o melhor contexto para sustentar a evolução pretendida.
Como é óbvio e contrariamente à crença
do MEC, a simples realização dos exames não melhora a qualidade dos resultados.
Sem comentários:
Enviar um comentário