O Público solicitou-me um pequeno
depoimento sobre a preparação para os exames e a forma como encarar
a sua realização numa perpectiva geral, não centrada numa determinada disciplina.
Aqui ficam as notas enviadas e
reorganizadas.
Antes de uma referência à
realização dos exames, uma nota sobre o tempo imediatamente antes no qual os
alunos procuram preparar-se o melhor possível para sublinhar três
aspectos.
Em primeiro lugar a importância
de optimizar o tempo de estudo, escolhendo formas que sendo pessoais podem ser
também aprendidas no sentido de ser eficaz a estudar. Por exemplo, uso de
resumos, uso de notas escritas ou esquemas, etc.
Consoante a natureza dos exames a
realizar a preparação mais eficaz pode ser diferente. Será útil, todos os
estudantes o farão, consultar provas ou exames para perceber melhor a natureza
da tarefa e a melhor forma de a gerir.
Tentar acolher de forma serena a
pressão ou expectativas que muitas vezes, pais, professores ou os próprios
colocam e que para alguns alunos podem tornar-se parte do problema e não parte
da solução.
Quanto à realização dos exames
sublinharia de uma forma simples:
Procurar assegurar-se de que
entendeu bem a questão antes de produzir a resposta uma razão frequente de
avaliação menos sucedida;
Preparar, planear, a resposta,
evitando a resposta imediata que pode ser desajustada ou "ao lado",
em alguns tipo de questões ou matérias tentar, por exemplo, avaliar o que é
essencial referir e o que é acessório mas pode incluir-se na resposta. (em
questões abertas ou de "desenvolvimento" pode ser relevante);
Tentar, se possível, realizar a
revisão das respostas de forma a poder detectar "erros" falhas
de diferente natureza;
Evitar centrar-se um tempo
excessivo na tentativa de responder a uma questão que pareça mais complicada o
que pode "roubar" um tempo que faltará para responder a questões que,
eventualmente, seriam de mais fácil resposta.
Como é evidente, não existem
receitas a prescrever para a época de exames que eliminem o trabalho empenhado
de alunos e professores mas é verdade que existem algumas dimensões, exteriores
ao "domínio" das matérias, que contaminam e afectam, por vezes de
forma significativa, o desempenho em situações de avaliação.
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