domingo, 28 de outubro de 2012

QUENTES E BOAS

Apesar da chuva que já se anuncia, informação sempre útil a quem, como eu, anda de mota para fugir às agruras do trânsito na Ponte sobre o Tejo, anda de mota, estes dias mais frios e a noite que chega mais cedo, associam-se a um odor que com o frio começa a invadir algumas das nossas ruas, o perfume das castanhas assadas.
Parece que estão caras, embora a produção deste ano, ao que ouvi, foi boa, coisa dos malvados mercados, já se vê, têm razões que a razão desconhece.
Apesar dos orçamentos se apertarem dramaticamente, julgo que ainda faremos um esforço para aceder às castanhas assadas. É a única coisa que nos chega embrulhada num agradável "quentes e boas" o que na verdade merece saudação.
Em tempos frios como os que vivemos em que a cada notícia sobre a nossa vida nos deixa mais gelados e tão amargos no sabor que colocam nos dias que nos acolhem, é bom chegarem as castanhas, "quentes e boas". Se calhar é isso que lhes dá o valor e daí serem caras.
Parece que já não podem ser vendidas embrulhadas em jornal ou nas infindáveis páginas das listas telefónicas. Coisas da segurança alimentar ao que dizem, mas não é a mesma coisa.
Podemos tentar reproduzir em casa com equipamentos mais sofisticados umas castanhas assadas mas nunca ficam ou eu nunca consegui que ficassem ... quentes e boas, como as que se vendem na rua. Nem com o mesmo cheiro a Inverno.

Sem comentários: