sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ADIVINHAÇÃO

Sem querer fazer concorrência aos dotes de vidente e à capacidade de antecipação do mediático Marcelo Rebelo de Sousa, também conhecido por “O Professor”, vou tentar fazer um exercício de adivinhação sobre os rankings escolares que ainda não conheço, naturalmente, e que o Público promete divulgar às 0h de sábado.
Só mais um minuto de concentração … cá vai.
Creio que nos lugares cimeiros do ranking estarão vários estabelecimentos de ensino privado.
É muito provável que as escolas melhor colocadas se situem, sobretudo, na zona litoral do país agrupadas nos polos de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa.
Admito como muita provável que as escolas do interior de Portugal e das regiões autónomas, apesar de eventuais excepções, não obtenham colocações brilhantes.
Considerando que o MEC este ano tembém divulgou informação relativa às habilitações dos pais tenho a convicção de que se verificará alguma tendência no sentido de que em cada escola, os alunos cujos pais possuam mais habilitações e desempenhem profissões mais qualificadas terão classificações mais altas, apesar das naturais excepções.
Dado o cansaço provocado por esta exigente tarefa de adivinhação, vou descansar e aguardar pela divulgação dos resultados para confirmar, ou não, a minha tentativa de os antecipar.
Depois conversamos um pouco.

Sem comentários: