segunda-feira, 1 de outubro de 2012

AS FRAUDES LEGAIS

Como seria de esperar, o Ministério Público concluiu que as fraudes do Ministro Miguel Relvas relativas às pressões sobre jornalistas e sobre o jornal Público, bem como caso da inenarrável atribuição de um grau de licenciatura pela Universidade Lusófona, foram fraudes legais, ou seja, não encontrou indícios de ilícito criminal o que tornaria estas fraudes legais em fraudes ilegais.
Como é evidente, ninguém minimamente conhecedor do nosso funcionamento esperaria outro resultado, estamos demasiado habituados a que a esperteza e a manha que alimenta relvismos desta natureza permitam que sejam realizados sempre no estrito "cumprimento da lei".
O que incomoda é justamente a convicção de que parece impossível contrariar esta torrente que consegue levar o despudor, a arrogância e a delinquência ética a patamares de excelência que julgávamos já terem sido ter atingido por outras correntes do pensamento e comportamento políticos mais recentes ou mais antigos.
Na verdade, preocupa-me aquilo a que habitualmente chamo a pegada ética, isso mesmo, pegada ética. Os comportamentos e valores que genericamente mobilizamos têm, obviamente, uma consequência na qualidade ética da nossa vida que não é despicienda. Os maus-tratos e negligência que dedicamos aos princípios éticos mais substantivos provocam um empobrecimento e degradação do ambiente e da qualidade de vida das quais cada vez parece mais difícil recuperar.
Esta decisão do Ministério Público de considerar as fraudes comprovadas do relvismo como fraudes legais é "apenas" mais um passo nesta escalada devastadora que parece não ter fim.

Sem comentários: