terça-feira, 17 de julho de 2012

UM RAPAZ CHAMADO ASSUSTADO

Era uma vez um rapaz, tinha seis anos e chamava-se Assustado. Entrou na escola, para o primeiro ano, e estava bem contente com a experiência. Os pais sabiam-no um pouco receoso de situações novas e esperavam que os primeiros dias não fossem facilmente ultrapassados pelo Assustado. Mas não, surpreendentemente, levantava-se com o maior dos entusiasmos a querer ir logo para escola. No entanto, passados os primeiros dias, o entusiasmo começou a esbater-se e a vontade de ir para a escola a desaparecer. Todos os dias ficava mais difícil. Os pais, à medida que a situação se complicava, mais aflitos se sentiam e a dificuldade de levar o Assustado à escola era maior, ele já ficava triste e choroso. Um dia, os pais foram, mais uma vez, à escola procurar ajuda. Enquanto esperavam, cruzaram-se com o Professor Velho, aquele que está na biblioteca e fala com os livros. O Velho reconheceu-os e perguntou-lhes pelo Assustado. Ouviu o seu relato sobre as dificuldades. O Professor Velho achou que poderia ser interessante conversar e, ao intervalo, procurou o Assustado que estava triste num canto, só, a brincar com alguma coisa que guardou.
Olá Assustado, queres ouvir uma história? Uma vez um rapaz pequeno foi para uma escola que era muito bonita, gostou de ir para lá mas, aos poucos, começou a ficar sem vontade de ir mais. As pessoas não percebiam muito bem porquê mas ele contou a um amigo dele que achava a escola difícil e tinha medo de não conseguir aprender.
Eu também sou assim Velho, nos primeiros dias eu sabia fazer as coisas todas que a professora dizia para fazer. Mas depois ela começou a ensinar coisas que eu não sei. E se eu não sou capaz de aprender?
Estavas a brincar com quê, quando eu apareci?
Com um jogo.
Achas que eu sou capaz de aprender a jogar com esse jogo?
Claro Velho, toda a gente é capaz.
Eu também acho. Assustado, vais fazer uma coisa, vais para a sala de aula espreitas que jogo é que a professora está a ensinar hoje, aprende a jogar, toda a gente é capaz, e amanhã ensinas-me. Combinado?
Combinado, Velho.

Sem comentários: