domingo, 29 de julho de 2012

ESTAMOS CONTRAFEITOS

Devo dizer que fiquei preocupado. A que parece, devido a dificuldades orçamentais, também conhecidas por “cortes”, a ASAE confirmou que a Direcção-geral de Veterinária deixou de pedir amostras para controlar a qualidade dos alimentos antes de chegarem ao consumidor.
Como é habitual, os responsáveis afirmam que a segurança do consumidor não está ameaçada. Este tipo de discursos é estranho porque se sem o controlo a nossa segurança não fica ameaçada, então como e para quê, se faz o controlo.
De qualquer forma a minha maior preocupação, para além de eventuais riscos associados à diminuição real dos dispositivos controlo na segurança alimentar é as consequências trágicas que pode ter noutras áreas eventuais “cortes” na acção da ASAE.
Nos últimos anos, as economias de muitos países têm sofrido um ataque pesadíssimo através das práticas de contrafacção que envolvem muitos bilhões de euros em muitíssimas áreas, incluindo os fármacos.
Em Portugal temos também, como não podia deixar de ser, um florescente mercado de produtos contrafeitos que, através das populares "feiras" ou da mais sofisticada net, disponibilizam tudo o que se pretender, de qualquer marca, perdão "griffe". Ainda há pouco tempo me ofereceram com insistência uns óculos Armani, mesmo Armani, por 5€ que, obviamente, recusei, eram caríssimos apesar da excelência da qualidade.
As organizações de defesa do consumidor, em particular a DECO, bem como a ASAE têm-se destacado na forma como, em acções, algumas com forte cobertura mediática, procuram combater a contrafacção em diversas áreas, sempre no supremo interesse da “defesa do consumidor”. Assumindo, como qualquer de nós, esta condição de consumidor, não posso estar mais de acordo com esta atitude, embora possa discutir a mediatização e aparato de que se revestem muitas das acções desenvolvidas, apesar de, reconheça-se, ter aumentado a discrição.
Nesta perspectiva preocupa-me o abrandamento da actividade da ASAE até porque têm estado a aumentar nos últimos anos de forma extremamente preocupante a óbvia presença de produtos de contrafacção na nossa vida política o que, obviamente, compromete a sua qualidade. Assim, espero que elementos da classe política, de diferentes quadrantes, que são obviamente produtos contrafeitos e de uma falta de qualidade ameaçadora, sejam detectados e recolhidos pela ASAE para que os eleitores, quando procuram “adquirir”, através do voto, representantes de qualidade certificada e de boas marcas, não tomem gato por lebre.
Mesmo que sejam licenciados em Ciência Política e Relações Internacionais e tentem parecer políticos a sério. Não que sejam sérios, evidentemente.

Sem comentários: