quinta-feira, 5 de julho de 2012

O MINISTRO E O ASSESSOR. Outro diálogo improvável

Sr. Ministro, todas as suas decisões e ideias têm sido geniais mas esta é demais.
Refere-se a qual Dr. Sem Préstimo? Tenho tomado tantas e tão geniais decisões.
Sr. Ministro estou a referi-me à ideia de separar os alunos aos 10 anos, os que são mais inteligentes e trabalhadores continuam e serão os melhores de amanhã. Os outros, menos dotados, vão aprender a fazer os trabalhos que nos fazem tanta falta e quase já não há quem faça. Genial. O aumento dos alunos por turma também foi muito bem visto Sr. Ministro, o que se poupa em professores. E muitos deles são daqueles que estão sempre a protestar, vão para casa. Genial.
Mas Dr. Sem Préstimo ainda vamos conseguir fazer melhor. Quando conseguirmos que os alunos que não trabalham, são preguiçosos, e os que têm dificuldades, é verdade que não têm culpa mas não podem prejudicar os outros, saiam das turmas, ficarão apenas os melhores e poderemos fazer turmas ainda maiores.
Genial Sr. Ministro, mas ... e que acontece aos outros?
É óbvio Dr. Sem Préstimo, os que tiverem a possibilidade de aprender qualquer profissão simples vão para esses cursos, os outros, coitados, vão para umas instituições, damos uns subsídios e fica bastante mais barato.
Genial Sr. Ministro. Sempre me consegue surpreender.
Pois é Dr. Sem Préstimo, é fundamental ter alguém como eu a pensar. Agora a estou a estudar algo que poderia ser muito útil para defender a excelência. Estou a estudar a introdução de exames à entrada na escola, antes do 1º ano,  para podermos avaliar os que têm mais capacidades e que nos darão mais garantias de frequentar sem problemas todo o ensino. Poupavam-se rios de dinheiro com os problemas e os apoios e ainda seriam necessários menos professores.
Genial, Sr. Ministro, não me lembraria de algo tão sofisticado.
Não me leve a mal Dr. Sem Préstimo, mas tem de haver alguma diferença entre nós, estudo muito e sou extraordinariamente inteligente. É certo que alguns colegas meu ainda estudam mais depressa do que eu. (risos discretos)
Sem dúvida Sr. Ministro, o Senhor é um génio, não me canso de o repetir.

Sem comentários: