domingo, 17 de março de 2013

O PAU DE MARMELEIRO E AS PREVISÕES QUE NÃO FALHAM

Este fim de semana no Meu Alentejo o Velho Marrafa decidiu dar mais um contributo para a minha aprendizagem de alentejano sabedor de segredos.
No sábado de manhã enquanto a anunciada chuva não chegava podámos uns marmeleiros que precisavam, como diz o Velho Marrafa, de levar uma sova.
Durante a tarefa vejo-o a escolher com cuidado uma vara maior e bem direita e perguntou-me se sabia como se fazia um belo cajado.  Tive que confessar que entre os meus saberes não se contava tal competência. Explicou então com aquele ar pausado e de olho brilhante. Depois de escolher uma vara bem direita e quando se tiver um bocado de lume, queima-se a vara, sem deixar arder é claro, a casca estala e larga facilmente.  Depois, caia-se com cal boa a vara e espera-se uns dias para que fique muito bem seca. Raspa-se a cal e a vara fica bem dura resistente e com um tom amarelo muito bonito. Está feito um pau de marmeleiro preparado para o que der e vier.
Durante a tarde andámos "de posse", como fala o Velho Marrafa, de umas casas de melão, melancia e de duas qualidades de abóbora. Como tempo vai incerto e ainda frio, para facilitar a germinação das sementes construíram-se umas para mim desconhecidas obras de arquitectura. Com duas varas pequenas e finas, retiradas dos muitos loureiros que existem no Monte, colocadas em cruz, dobradas e com as pontas espetadas na terra faz-se uma espécie de estrutura que se cobre com um saco de plástico aberto, colocando terra em cima da ponta do saco em toda a volta para que não se desloque. Fica assim feita uma espécie de pequenina estufa por cima de cada cova com sementes. Uma eficácia e um efeito extraordinário.
Dado que a tarde acabou sem que a chuva prevista chegasse, o Velho Marrafa achou por bem dizer com toda a autoridade que essa gente do tempo não acerta. Existem, explicou, três maneiras infalíveis de saber se vem água. A primeira são as aranhas, há uma espécie que faz uns buraquinhos muito redondos no chão e que se identificam, quem sabe é claro, muito bem. Quando esses buracos têm uma tampa vem chuva de certeza, as aranhas não se enganam, estando destapados a chuva anda longe. Uma outra forma de saber é através das formigas, Existem umas que quando se aproxima a chuva fazem uns "castelinhos" de terra muito perfeitos, quando se vêem esses "castelos" a água é garantida. Finalmente, temos os barrancos onde corre água, quando essa água leva espuma é certo que vem mais chuva. Não falha, concluiu o Velho Marrafa.
Foi um sábado rico, aprendi a fazer um pau de marmeleiro bem à maneira e bonito e a fazer previsões bem feitas.
De repente lembrei-me do uso do pau de marmeleiro e de uns artistas que passam a vida a fazer previsões que nunca acertam e nos dão cabo da vida. Ainda me passaram algumas ideias pela cabeça, mas eu sou um homem pacífico e, agora, um bocado mais culto. Aprende-se sempre com o Velho Marrafa.

Sem comentários: