sexta-feira, 1 de março de 2013

ESCOLA É TRABALHO NÃO É SATISFAÇÃO

Hoje, numa roda de gente interessada e preocupada com as coisas da educação, dos miúdos e dos seus comportamentos, alguém contou como uma escola do 1º ciclo estava a fazer umas actividades ligadas à música e às expressões, quase sempre designadas por "projecto", para tentar que alguns comportamentos menos positivos dos miúdos e a desmotivação de alguns para as coisas da escola se pudessem alterar. As actividades, o projecto, estavam a correr bem. Estava presente um pai de três crianças dessa escola que também se manifestou satisfeito e resumiu a sua apreciação afirmando que os seus miúdos iam satisfeitos para a escola, não iam a contragosto como quase sempre acontecia.
Estava pouca gente e aparentemente as pessoas reagiram muito bem a esta afirmação do pai daqueles gaiatos.
Estranhei um pouco. De há uns tempos para cá tem vindo a instalar-se uma ideia muito curiosa e que vai colhendo alguns adeptos. Esta coisa da escola ser um local para onde se vai satisfeito é coisa romântica e disparatada própria de uns alucinados que acham que se os miúdos se sentirem bem aprendem melhor e que isso é obviamente a defesa do facilitismo.
A escola deve ser, tem de ser, dizem alguns, homens destes tempos, pragmáticos e donos do mundo, que a escola é trabalho, é esforço, é sofrimento, é a luta diária pela superação onde as crianças devem ser preparadas para a competição feroz que se vive lá fora em que apenas sobrevivem os mais aptos, os mais fortes, os excelentes.
Ainda bem que não ouviram um pai contente afirmar que os seus filhos gostavam de ir para escola, iam satisfeitos e que isso tinha sido construído através de actividades inúteis, sem sentido, que só fazem perder tempo como seja tocar alguns instrumentos, aprender a ler com as cantigas, etc.

2 comentários:

Xávi disse...

Tenho a percepção de que essa ideia de que a escola nunca é satisfação, é só trabalho, sofrimento e esforço é um processo com mais de uma década.

Zé Morgado disse...

Tem vindo a fazer o seu caminho procurando instalar a convicção de que só assim a escola tem qualidade e resultados