Então Sílvia, as primeiras
impressões do novo ano. Estou a falar dos alunos, do resto é melhor nem falar,
é claro.
Olha Francisco, tive agora a
primeira aula com o 9º B e estou entusiasmada.
Ainda bem. No meio desta confusão
toda é bom a gente sentir-se entusiasmada com o trabalho, pelo menos com os
miúdos. E porquê o entusiasmo?
Na primeira aula faço sempre
algumas perguntas para os conhecer melhor e poder, na medida do possível, ir
ajustando o trabalho.
Também faço isso, às vezes nem
serve de muito para o trabalho, mas sempre permite conhecê-los um bocadinho logo
no início.
Bom e então é assim. Perguntei
quem é que gosta mesmo da escola, seis responderam que gostam bastante, mas
mais de metade diz que não gosta nada. Depois tentei saber quem é que gostava
da disciplina, quatro alunos disseram que é a de que gostam mais e uns quantos
disseram-me que não devia haver esta disciplina. Não perguntei, mas já sabia
que a turma tem sete miúdos repetentes e a Mariana, a adjunta do Director, também
me tinha informado que tinha quatro miúdos no 9º B que habitualmente dão alguns
problemas de comportamento e que existem vários que pediram apoio do SASE . Também
frequenta a turma uma aluna com necessidades especiais e a semana passada a
colega do ensino especial já me disse que não poderá dar uma ajuda muito grande
no trabalho com a aluna pois é educadora de infância. Acho que ainda não disse,
mas tenho trinta alunos na turma. Ainda não é como Singapura, mas já estamos
perto da Áustria mas lá chegaremos conforme o Ministro deseja. De modo que o
retrato, como vês, é entusiasmante.
Estás a falar a sério?
Claro, toda gente nos diz, logo
desde o primeiro ano da formação, que a educação, em particular ser professor é
um desafio permanente e só com entusiasmo se pode enfrentar e levar de forma
positiva. Só posso mesmo estar entusiasmada. Bom, vou andando, agora vou ter o
8º C.
Boa sorte.
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