segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

VELHICE CLANDESTINA

No Público de hoje é apresentado um trabalho sobre as alterações nas condições de vida dos idosos, sobretudo, no que respeita às dificuldades que as famílias sentem na manutenção dos seus velhos em instituições, o recurso crescente à oferta clandestina e aos maus tratos sofridos pelos velhos nos contextos familiares.
Recordo que há meses a Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso de Idosos aponta para a existência de 24 mil idosos "a viver mal", em lares ilegais e casas de acolhimento clandestinas acentuando que a tendência é de aumento.
Em 2012 foram notificadas para encerramento 80 instituições. Destas, 10 foram encerradas compulsivamente e a Associação refere como problemas a fiscalização insuficiente e a  impunidade dos responsáveis levando que alguns, depois de verem encerradas algumas instalações, "deslocalizam-nas" e abram outros espaços por vezes bem próximos ou até nas antigas instalações. Durante 2013 e até 13 de Dezembro, foram encerrados 79 lares, 22 dos quais com carácter de urgência devido às degradantes condições de funcionamento.
Também segundo o Presidente da Associação a situação tende a agravar-se.
Segundo dados de 2011 existiriam 1972 lares licenciados, cerca de 1000 em situação ilegal alimentando um mercado que valerá perto dos 40 milhões de euros. É ainda de considerar que teremos perto de um milhão de portugueses acima dos 75 anos e dado o envelhecimento progressivo, o futuro do negócio parece assegurado. Aliás, sabe-se que muitas das instituições para idosos têm longas lista de espera.
Este universo, o acolhimento, institucional ou familiar dos velhos é uma questão complexa, como complexa e muitas vezes difícil é viver com a condição de velho.
Um relatório de há um ano, creio, da OMS identificava Portugal como um dos cinco países europeus em que os velhos sofrem mais maus-tratos. Cerca de 39,4% dos velhos sofrem alguma forma de maus-tratos, que envolvem, por exemplo extorsão, abuso psicológico, físico ou negligência. De facto, nos últimos tempos têm sido recorrentes as notícias sobre os maus-tratos aos velhos, aos seniores, como agora se diz. Quer no seio das famílias, quer em instituições, multiplicam-se as referências à forma inaceitável como os velhos estão a ser tratados como o trabalho de hoje no Público retrata. Não é fácil ser velho.
Começam por ser desconsiderados pelo sistema de segurança social que com pensões miseráveis, transforma os velhos em pobres, dependentes e envolvidos numa luta diária pela sobrevivência. Continua com um sistema de saúde que deixa muitos milhares de velhos dependentes de medicação e apoio, sem médico de família.
Em muitas circunstâncias, as famílias, seja pelos valores, seja pelas suas próprias dificuldades e estilos de vida, não se constituem como um porto de abrigo, sendo parte significativa do problema e não da solução produzindo cada vez mais situações de solidão e isolamento entre os velhos, com consequências que têm feito manchetes, muitos velhos morrem de sozinhismo, de solidão. Estão em extinção as relações de vizinhança e a vivência comunitária, fontes privilegiadas de protecção dos mais velhos.
É certo que existe, felizmente, um pequeno número de idosos que além do apoio familiar, ainda possuem meios que lhes permitem aceder a bens e equipamentos que contribuem para uma desejável e merecida qualidade de vida no fim da sua estrada.
Finalmente, as instituições, muitas delas, subordinam-se ao lucro e escudam-se numa insuficiente fiscalização não oferecendo a qualidade exigida. Por outro lado, os equipamentos de qualidade são inacessíveis aos rendimentos de muitos dos nossos velhos.
Lamentavelmente, boa parte dos velhos, sofreu para chegar a velho e sofre a velhice.
Não é um fim bonito para nenhuma narrativa.

Sem comentários: