terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ALUNOS E PROFESSORES FAZEM A SUA PARTE. E O MEC?

Os dados do Relatório PISA 2012, sob a responsabilidade da OCDE, sobre Matemática, Leitura e Ciências, mostram que Portugal registou nos três anos em análise, 2009 a 2012, uma evolução positiva, sobretudo a Matemática.
Estes resultados merecem registo e vêm na linha do que já se verificava em anos anteriores. No entanto, como já tenho referido, existem alguns aspectos recentes da PEC - Política Educativa em Curso que receio que possam comprometer este trajecto.
De entre estes aspectos destaco as mudanças nos Programas, justamente nos de Matemática, que segundo alguns especialistas representam retrocesso e são inadequadas, o aumento do número de alunos por turma, uma variável que num sistema educativo com as características do nosso tem uma relação importante com os resultados escolares e finalmente a preocupação com as dificuldades que as escolas atravessam na criação de dispositivos de apoio eficazes ao trabalho de alunos e professores.
Por outro lado, como também a OCDE tem sublinhado, devem ser considerados os riscos de um modelo de avaliação excessivamente centrado em resultados e na medida, nos exames, o que podendo potenciar resultados elevados poderá, por outro lado, aumentar assimetrias e desigualdades.
Quero apesar de tudo manter-me optimista e acreditar que o trabalho de alunos e professores poderá resistir até a muito do que o Ministério da Examinação decide.

1 comentário:

Anónimo disse...

A notícia refere um aumento na última década e não nos últimos 3 anos. Nestes (2009-2013) existe estagnação ou mesmo regressão das pontuações.