segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A ARROGÂNCIA ILUMINADA

Com a surpresa generalizada, dizem alguns, incluindo as Associações de Professores das áreas científicas envolvidas, o MEC colocou em consulta pública uma proposta de novos programas para as disciplinas de Português, Matemática A e Física e Química do ensino secundário, bem como também colocou em consulta pública as metas curriculares daquelas disciplinas e de História, Geografia e Ciências Naturais do 9.º ano do Ensino Básico.
Não vou discutir, não sei, os conteúdos programáticos das disciplinas em análise e sobre as metas curriculares muitas vezes me pronunciei sobre a insustentabilidade e riscos decorrentes da forma como estão concebidas no entanto as primeiras reacções das Associações de Professores não são particularmente positivas. antes pelo contrário.
A minha nota decorre de não entender a surpresa que a imprensa refere. Acho tremendamente difícil que alguém se sinta surpreendido com as medidas e os procedimentos desta equipa do MEC. Admito que muita gente não conhecesse as propostas e que as associações não fossem ouvidas, agora que isso constitua uma surpresa, bom ... é uma surpresa para mim.
A arrogância iluminada do MEC e do Ministro Nuno Crato, tornam tudo menos surpreendente esta forma de funcionar, decide, com a ajuda de alguns membros da tribo, cumpre a retórica da discussão pública e estabelece o que entende.
Irrevogavelmente e com toda a normalidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Deve ser por isso que o Sr. Ministro da Educação inaugurou a Escola Superior de Desporto de Rio Maior de do Instituto Politecnico de Santarém que ministra DOUTORAMENTOS... !