sábado, 16 de novembro de 2013

OS MÍÚDOS COM FRIO

Chegou o frio, como é de esperar no tempo em que estamos. Com o frio chega a neve e surgem as referências ao “manto branco” que cobre a Serra, a da Estrela, claro, e as outras um pouco mais tarde.
O frio, a neve, sempre me lembram a incontornável “Balada da Neve” de Augusto Gil e a inquietação lá enunciada.
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!…
Porque padecem assim?!
E lembro-me também, já o tenho referido, de “O Mundo”, de Juan José Millás que assim fala, “Quem teve frio em pequeno, terá frio para o resto da vida, porque o frio da infância nunca desaparece”.
Creio que existem muitos miúdos que passarão algum frio e nem sempre conseguimos dar por isso. Acontece até que alguns deles sentem frio em ambientes muito aquecidos. É o frio que vem de fora, aquele de que falam os alertas coloridos, é o frio que está à beira, um bloco de gelo disfarçado de família ou de instituição de acolhimento e é o frio que vem de dentro e deixa a alma congelada. Do frio de fora, apesar de incomodar, acho que nos conseguimos proteger e proteger os miúdos, mas dos frios que estão à beira e dos que vêm de dentro nem sempre o conseguimos porque também nem sempre entendemos e estamos atentos ao frio que os miúdos passam.
Apesar de sentir confiança na resiliência dos miúdos expressa em muitíssimas situações de gente que sofreu e resistiu a experiências dramáticas, uns mais que outros naturalmente, parece-me fundamental que estejamos atentos aos frios da infância. Existem muitos miúdos a passar muito frio.
Muitas vezes, como diz Millás, quem teve frio em pequeno terá mesmo frio no resto da vida. Quando olhamos para muitos adultos à nossa volta parece claro o frio que terão passado na infância.

Sem comentários: