sexta-feira, 15 de novembro de 2013

POLÍTICA E FINANÇAS


O Professor Marçal Grilo tem hoje no I uma entrevista muito interessante em que aborda várias matérias. Segundo ele "Temos hoje uma grande perversão, o poder financeiro sobrepõe-se ao político".
Na verdade, esta real situação sai-nos tremendamente cara. A falta de qualidade do poder político, entregue à gestão dos interesses conjunturais da partidocracia, deixou que o poder financeiro determine o tudo da nossa vida.
Um exemplo que hoje a imprensa refere. O Governo, sobretudo a Ministra das Finanças e o Ministro a da Economia mas também o CDS-PP não aceitam a proposta de deputados do PSD no sentido de taxar as PPPs, as telecomunicações e as grandes empresas de distribuição de forma a minimizar os cortes nos rendimentos das famílias tendo em vista o OGE para 2014.
A não aceitação desta a proposta, bem como de outras da mesma natureza, ilustra a perversão de que fala Marçal Grilo, os interesses económicos e financeiros e a sua protecção sobrepõem-se aos interesses da generalidade das pessoas, justamente a essência da acção política.
Esta situação vive da existência de uma camada de líderes políticos que mais não são que "empregados" dos interesses financeiros como se verifica pelo despudorado trânsito entre as duas áreas, poder político e poder económico e financeiro de variadíssimas figuras da nossa história recente.
O drama é que o futuro próximo também não é animador.
 

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

Boa jogada eleitoral do PSD. As eleições estão longe mas quem madruga leva vantagem. Em tempo oportuno a proposta dos deputados do PSD muito provávelmente vai capitalizar votos. Não é por acaso que a rejeição é "sobretudo da Ministra das Finanças e do Ministro da Economia", o Pedrinho ficou omisso. Mais tarde é fácil descartar estes dois ministros.
O CDS-PP revelou de que lado da barricada tem as suas tropas acantonadas.Para quem tivesse dúvidas, claro...

E o povo continua ultrajado e de estomâgo vazio...


VIVA!