segunda-feira, 18 de novembro de 2013

"VIVE LÁ NO MUNDO DELE"

Uma das expressões que se ouve frequentemente a quem lida com miúdos e adolescentes é "vive lá no mundo dele". Quase sempre significa que se está perante uma criança ou adolescente cuja forma de estar e de ser não se ajusta bem ao ... nosso mundo, seja lá isso o que for, escola, casa, rua, etc. Tal situação pode decorrer de capacidades ou competências por parte das crianças, diferentes evidentemente, de circunstâncias de vida ou de contexto ou ainda da comparação que fazemos com o que entendemos que é o mundo em que a criança deveria "viver".
É evidente que muitas vezes estas apreciações decorrem de bem intencionadas e genuínas preocupações  com a criança e com o seu bem estar entendo que o ele não estivesse "lá no mundo dela" e estivesse no "nosso" mundo estaria bem melhor.
É aqui que começam as minhas dúvidas. Em primeiro lugar não tenho nenhuma convicção que em algumas circunstâncias o "mundo" que preparamos e oferecemos aos miúdos não é lá grande coisa, não os protege, maltrata-os, discrimina-os, não os compreende, rouba-lhes os direitos e o futuro. Mais grave é que muitas vezes tudo isto vem de quem justamente, lhes deveria abrir a porta do mundo e cuidar da sua estadia nesse mundo.
Por outro lado, acho que nem sempre fazemos o suficiente para espreitar o "mundo " em que a criança vive, de que é feito e o que poderá levar a que a criança porquê a criança "lá" viva.
Finalmente,  tenho uma outra dúvida. Será que aqueles miúdos e adolescentes que vivem "lá no mundo deles" se interrogam e inquietam com a quantidade de adultos que mostram uma forma de ser e de estar estranha e muitas vezes incompreensível parecendo mesmo que ... vivem "lá no mundo deles"?

Sem comentários: