segunda-feira, 4 de novembro de 2013

OS CENTROS COMERCIAIS DO NOSSO CONTENTAMENTO


A referência ao aumento significativo da afluência aos Centros Comerciais não me parece nada surpreendente. Para nós portugueses um centro comercial não é apenas um espaço, maior ou menor, onde se realizam compras. Aliás, comprar o que quer que seja, está cada vez mais difícil por razões óbvias, daí as lojas com pouca gente e os corredores cheios.
Um centro comercial é um espaço de ocupação de tempos livres. Como vários estudos mostram, Portugal tem um baixo consumo de actividades de lazer no exterior, de actividades desportivas e de actividades culturais.
É nos centros comerciais que gastamos boa parte dos nossos tempos livres o que os transforma em excelentes ATLs.
Para os reformados que por lá esperam nada e nada compram enquanto vêem o mundo passar e, sobretudo, para a população escolar em tempo de férias os centros comerciais são uma excelente alternativa para as famílias e com custos relativamente baixos, o hamburger e a cola para o almoço e a miudagem passa lá o dia.
Com o fim dos cafés tradicionais os centros comerciais ocupam também uma boa parte desse espaço de convívio e tertúlia, quando precisamos de nos encontrar com alguém é fácil marcar o encontro para qualquer espaço no centro comercial com a enorme vantagem de ter estacionamento disponível.
Uma outra razão prende-se com a falta de qualidade genérica da construção para habitação em Portugal. As nossas casas estão mal preparadas, quer para o frio, quer para o calor. Assim sendo, que melhor e mais confortável espaço para se passar o tempo que um climatizado centro comercial, com bancos para descanso, palmeiras em plástico, água a correr em fontes, sempre fresquinho no Verão e quentinho no Inverno.
Por estas e outras razões se percebe que a afluência aos Centros Comerciais esteja em alta. Ainda bem.

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