O Público de hoje refere o facto
do MEC, através da Direcção-geral de
Estatísticas da Educação e Ciência, ter definido para o 2º ciclo de avaliação
externa das escolas um modelo de análise multi-dimensionado para aplicar a cada
escola que contemplará, cito:
Ficheiro A - Dados
globais de contexto por Unidade Orgânica que inclui:
• Informação sobre localização
geográfica;
• Número total de alunos em
modalidades de ensino orientadas para jovens;
• Informação sobre a habilitação
escolar das mães e dos pais desses alunos;
• Informação sobre a profissão
das mães e dos pais;
• Percentagem de alunos que
beneficiam, em cada escalão, de Ação Social Escolar (ASE);
• Distribuição dos alunos entre o
ensino básico e o ensino secundário;
• Distribuição dos alunos por
tipologias de ensino;
• Percentagem de docentes do
Quadro.
Ficheiro B - Dados de
contexto e indicador de resultados escolares, específicos para os anos de
final de ciclo (4.º, 6.º, 9.º e 12.º anos), que inclui:
• Informação sobre a idade,
dimensão das turmas, distribuição por sexo e percentagem
de alunos que não beneficiam de
ASE, em cada um dos anos referidos;
• Taxa de conclusão de ciclo e
indicadores de resultados nas provas de aferição e
exames nacionais para cada um dos
anos referidos;
• Habilitação das mães e dos
pais.
• Percentagem de Professores do
Quadro de 1.º ciclo e de 2.ºciclo/3.º ciclo/Secundário.
Este modelo permitirá definir um
valor esperado para cada escola que será cruzado com os resultados dos exames
nacionais, contribuindo desta forma para a avaliação das escolas e facilitando,
entende-se, comparações mais razoáveis entre escolas envolvendo as questões
contextuais.
Do meu ponto de vista este modelo
representa um avanço na medida em que valoriza e contempla um conjunto de
variáveis que devem ser necessariamente consideradas ao avaliar o trabalho das
escolas. Creio que com a experiência poderá ser simplificado e agilizada a sua
utilização mas é um passo positivo.
No entanto, considero também
importante que as escolas tenham os recursos adequados para responder às
necessidades dos alunos e dos professores. E nesta matéria creio que as
expectativas são baixas.
Sem comentários:
Enviar um comentário