A Associação de Professores de Matemática considera o exame de Matemática hoje realizado pelos alunos de 4º ano "adequado" à idade dos alunos e "de acordo com o programa em vigor". Quando se estrutura um exame escolar o mínimo qe se deve esperar é justamente que seja adequado aos alunos que vão realizar e que seja conforme o programa ensinado. Uma nota breve sobre o grau de dificuldade dos exames.
Em Portugal, a tradição no que respeita à dificuldade dos exames assenta no mesmo pressuposto que o Natal, ou seja, é quando e como um homem quiser. Dito de outra maneira, os exames são um instrumento político e o seu maior ou menor grau de dificuldade acaba por ser interpretado, justa ou injustamente, pela tentação de apropriação política dos resultados obtidos ou a obter pelos alunos à luz dos diferentes interesses em jogo. Já assistimos, aliás, a opiniões diferentes sobre o mesmo exame por parte de diferentes associações de professores da mesma disciplina.
Em Portugal, a tradição no que respeita à dificuldade dos exames assenta no mesmo pressuposto que o Natal, ou seja, é quando e como um homem quiser. Dito de outra maneira, os exames são um instrumento político e o seu maior ou menor grau de dificuldade acaba por ser interpretado, justa ou injustamente, pela tentação de apropriação política dos resultados obtidos ou a obter pelos alunos à luz dos diferentes interesses em jogo. Já assistimos, aliás, a opiniões diferentes sobre o mesmo exame por parte de diferentes associações de professores da mesma disciplina.
A análise dos discursos produzidos em cada época de exames de há alguns anos para cá mostra isto mesmo.
No entanto, continua a faltar a discussão do essencial que, aliás, a Associação de Professores de Matemática coloca na sua apreciação, a função dos exames, a adequação e importância dos exames nestes termos, obrigatórios e com efeitos na progressão ao fim de quatro anos de escolaridade, modelo muito pouco utilizado internacionalmente.
No entanto, continua a faltar a discussão do essencial que, aliás, a Associação de Professores de Matemática coloca na sua apreciação, a função dos exames, a adequação e importância dos exames nestes termos, obrigatórios e com efeitos na progressão ao fim de quatro anos de escolaridade, modelo muito pouco utilizado internacionalmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário