segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sinto-me Muito Só, e tu?

Passam hoje 20 anos sobre o envio do primeiro Short Message Service que viria a ficar conhecido como SMS. O resto … é história.
A este propósito, meios e níveis de comunicação, e pensando no universo dos mais pequenos a que sou mais sensível recordo uns dados divulgados, creio que em 2010, de um estudo realizado pela Universidade do Porto, segundo o qual, 93.3% das crianças e adolescentes inquiridas entre 6º ano e o 10º têm telemóvel. Os mais novos enviam cerca de 84 SMS por dia e os mais velhos atingem as 235. O mesmo estudo diz ainda que 78% dos contactos entre pré-adolescentes são operados através de SMS. Como se vê estamos mesmo em comunicação intensiva.
Os estudos realizados com adultos evidenciam também este elevado nível de comunicação por SMS.
Apesar deste aparato comunicacional e sem querer minimizar os lados positivos deste fenómeno creio, no entanto, que muitas crianças e adolescentes, mas também muitos adultos, mascaram a solidão em que vivem e que, alguns, sentem, através da troca de centenas de SMS que, em algumas circunstâncias, são mais SOS que SMS, ou seja, no fundo dirão Sinto-me Muito Só e tu?
Creio que precisaríamos de estar mais atentos para que o mundo da comunicação através de SMS (ou das redes sociais da net) não substitua o mundo da comunicação real, entre pais e filhos, por exemplo, ou entre as pessoas de uma forma geral.

Sem comentários: