terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SE É LEGAL NÃO FAZ MAL, NÃO É?

Existem algumas matérias que por variadíssimas razões sempre deverão estar na agenda das preocupações, a questão da droga e dos vários tipos de consumo, incluindo o álcool, é uma dessas matérias.
Tal como o Presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência tinha anunciado irá muito em breve legislar no sentido de criminalizar as chamadas drogas legais que se comercializam nas “smartshops”, ao abrigo de uma enorme ambiguidade legal que o IDT assim se propõe eliminar. O responsável pelo IDT sustentou a decisão a decisão com o aumento significativo do consumo destes produtos e também da crescente gravidade das consequências do seu consumo. Uma das razões que alguns estudos identificam para o consumo deste tipo de substâncias é justamente o facto de serem “legais”, ou seja, se são legais é porque “não fazem mal”, como alguns jovens consumidores afirmam.
Nos últimos dias foi também notícia o aumento do consumo e das reincidências atribuíveis ao quadro de dificuldades que atravessamos e à fragilização pessoal e social que essas dificuldades possam induzir.
Todo este quadro torna verdadeiramente necessária uma política de prevenção, tratamento e combate ao tráfico eficaz e, tanto quanto possível, com os recursos adequados.
Há algum tempo foi noticiado que em virtude dos limites orçamentais o Instituto da Droga e da Toxicodependência iria prescindir dos serviços de algumas centenas de técnicos, psicólogos e assistentes sociais, que integravam as unidades de tratamento de proximidade com resultados conhecidos. O IDT procederá ainda ao encerramento de unidades de atendimento ao nível concelhio em vários locais do país levando os especialistas a referir as consequências negativas de tal decisão.
Existem áreas de problemas que afectam as comunidades em que os custos da intervenção são claramente sustentados pelas consequências da não intervenção, ou seja, não intervir ou intervir mal é sempre bastante mais caro que a intervenção correcta em tempo oportuno. A toxicodependência e o consumo do álcool são exemplos dessas áreas.
Quadros de dependência não tratados desenvolvem-se habitualmente, embora possam verificar-se excepções, numa espiral de consumo que exigem cada vez mais meios e promove mais dependência. Este trajecto potencia comportamentos de delinquência, alimenta o tráfico, reflecte-se nas estruturas familiares e de vizinhança, inibe desempenho profissional, promove exclusão e “guetização”. Este cenário implica por sua vez custos sociais altíssimos, persistentes e difíceis de contabilizar.
Os consumos, de diferentes substâncias, designadamente por parte dos adolescentes e jovens podem relacionar-se com alguma negligência paternal mas, na maioria dos casos, trata-se de pais, que sabem o que se passa, “apenas fingem” não perceber, desejando que o tempo “cure” porque se sentem tremendamente assustados, sem saber muito bem o que fazer e como lidar com a questão. De fora parece fácil produzir discursos sobre soluções, mas para os pais que estão “por dentro” a situação é muitas vezes sentida como maior que eles, justificando-se a criação de programas destinados a pais e aos adolescentes que minimizem o risco do consumo excessivo.
Costumo dizer em muitas ocasiões que se cuidar é caro, façam as contas aos resultados do descuidar.

2 comentários:

L. K. disse...

A forma do IDT combater a problemática do inicio dos consumos foi extinguir os seus programas de prevenção e manter os núcleos de tratamento. No concelho de Vila Franca de Xira O plano Integrado de Prevenção da Toxicodependência encontrava-se no terreno há 10 anos, toda uma rede de parecerias estabelecida e resultados positivos documentados ... acabou por falta de verba e as escolas do concelho que eram abrangidas por essa programa ficaram a descoberto.

Os técnicos presentes nas escolas sentem-se impotentes para dar resposta a todas as questões que surgem actualmente, inclusive o aumento dos consumos "legais e não legais" ... os cortes orçamentais parecem-me "mal cortados" a prevenção servia para que existissem menos utentes no tratamento, neste concelho, os filhos dos utentes dos Nat's eram acompanhados pela prevenção para minimizar os factores de risco e o efeito das modelagens ... se o consumo de heroína está a escalar,e a aproximar-se perigosamente dos dados dos anos 80, esse devia ser o alerta, o sinal vermelho e de que existem áreas que não deviam ficar a descoberto. As repercussões saem bem mais caro que a prevenção mas só "depois da casa assaltada se põem trancas na porta.
É lamentável não terem aprendido nada com o passado.

Zé Morgado disse...

Sem dúvida