quarta-feira, 12 de março de 2014

PAÍS DE PIEGAS

Um estudo da Associação Portuguesa de Psicologia da Saúde Ocupacional mostra níveis preocupantes de mal estar em situação de trabalho, designadamente, em funcionários da administração pública.
As situações de stresse e esgotamento aumentaram significativamente nos últimos anos. Cerca de 83% dos inquiridos afirma-se esgotado e 78% expressa a vontade de deixar o emprego a curto prazo, sendo que o absentismo também tem vindo a aumentar.
Estes dados mostram como, de facto, o Primeiro-ministro tem razão com a pieguice dos portugueses, lamentam-se pelos cantos, continuam acantonados na sua "zona de conforto", resignados, sem qualquer sobressalto de empreendedorismo e queixam-se a quem passa sobre as agruras da sua vida com um "it's an injustice, it is".
Pieguices sem sentido.
Estes dados que não surpreendem mostram um outro lado menos tangível dos tempos negros que temos vindo a atravessar e de que não vislumbramos o fim.
A degradação da qualidade de vida quer nas famílias, quer nos espaços profissionais tem sido brutal. Mesmo em pessoas que mantêm o emprego, a alteração de condições, a ameaça permanente do desemprego e dos cortes nos rendimentos que desequilibram os orçamentos familiares é uma fonte de mal-estar muito significativa.
Acresce o impacto de uma outra dimensão cada vez mais presente nos contextos laborais, a pressão e a competição que muitas pessoas suportam com maior dificuldade.
Destas características dos contextos profissionais resulta um cenário extremamente pesado para muita gente traduzido nos níveis de esgotamento demonstrado.
Estes dados também ajudam a perceber porque somos um dos países da Europa com maior consumo de psicofármacos.
Na verdade, contrariamente aos desejos dos feitores que nos administram em nome dos que verdadeiramente governam, ficamos mais pobres mas não ficamos mais felizes.
Enfim, como já disse, continuamos uns piegas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Assim…

http://www.publico.pt/politica/noticia/exonerados-consultores-de-cavaco-que-assinaram-manifesto-pela-reestruturacao-da-divida-1628051#/0

Melhor se percebe o significado político da nomeação, pelo Senhor Presidente da República, da Senhora Presidente do Instituto Politécnico de Santarém para a Comissão de Honra das Comemorações do 25 de Abril na Cidade de Santarém

Após, a celebração do aniversário de uma Escola, integrada no Instituto Politécnico de Santarém, com um cruzeiro na barragem do Castelo do Bode, com almoço a bordo e transferes em autocarro ao cais de embarque, para docentes, funcionários e convidados, noticiada pelo jornal “O Mirante”, na sua edição de 18.12.2008, pág. 33, em artigo intitulado “Aniversário da Escola de Gestão celebrado em tom de discórdia”, e pelo Diário de Notícias, na sua edição de 19.12.2008, pág.13, em artigo intitulado “Um passeio à conta dos contribuintes”.

Ademais, conforme noticiado, a Senhora Presidente do Instituto Politécnico também desfrutou deste cruzeiro idílico…