segunda-feira, 24 de março de 2014

UM PAÍS DE DESPORTISTAS


Ciclicamente, só para nos arreliar e dar cabo da nossa auto-estima, referem-se à nossa pouca apetência pelo desporto e actividade física. Dados hoje divulgados com origem no Eurobarómetro, mostram que os portugueses são dos europeus menos dados às práticas desportivas, contrariamente aos escandinavos. De facto, 64 % dos inquiridos referem nunca praticar uma actividade desportiva.
Recordo um estudo de há algum tempo sobre os tempos livres dos portugueses mostrava que 96% dos portugueses tem como principal actividade ver TV na qual gastam 37% do tempo. Ficámos ainda a saber que 40% gasta 8% do tempo a ver filmes (DVDs). Era ainda referido por 22% o uso do seu tempo livre para navegar na Net e 9% de volta dos livros. O estudo referia também que somos dos que menos recorremos a actividades de ar livre. Alguns comentários.
Em primeiro lugar, os tempos não me parecem nada livres, ou seja, os portugueses estão completamente “agarrados” e tornaram-se teledependentes. Como sabem, os comportamentos aditivos retiram-nos liberdade pelo que deixemos de chamar livres ao tempo que dedicamos compulsivamente ao ecrã. Por outro lado, parece-me que a fatal atracção pode ser explicada pela qualidade da programação, sobretudo dos canais abertos e generalistas, novelas, novelas e, no meio, pérolas como o Preço Certo ou os programas de discussão sobre futebol. E também temos a Dra. Fátima Campos Ferreira a arbitrar intermináveis e estéreis discussões. No cabo temos overdoses de futebol, actividade cultural de que somos especiais consumidores e até faz menos mal, parece, que ver telejornais. Os dados referentes à leitura estarão provavelmente ligados à atitude séria que temos perante a vida, isto é, se estamos em tempos livres, achamos, que é para descansar e ter que estar a pensar no que se lê, bolas, dá cabo do descanso. O facto de não recorrermos a actividades de tempo livre deve-se certamente ao clima adverso e à excelência e conforto das nossas casas. Gostava de ver as pessoas que andam sempre em actividades de ar livre, como as do norte da Europa, a fazerem essas actividades com o nosso clima. Claro que se também tivessem casas confortáveis como as nossas, não quereriam sair delas e estariam de pijama, num sofá, em frente à TV.
Em termos de actividade desportiva propriamente dita, julgo que é de realçar o hábito bem enraizado entre nós de passear de fato de treino, sobretudo ao fim de semana, a caminho da bica, pelos centros comerciais ou ainda assistir a um evento desportivo na condição tão interessante de "desportista de bancada" onde até se pode participar num concurso de arremesso no âmbito das claques clubistas. É um começo. 
Convém ainda não esquecer a quantidade vezes que nos referimos no quotidiano, ao que "fazemos por desporto".
No fundo, somos mesmo um país de desportistas.

Sem comentários: