quinta-feira, 6 de março de 2014

DANTES BRINCÁVAMOS, LEMBRAM-SE?

A lida profissional trouxe-me hoje até ao Minho a uma casa onde me sinto bem, a Universidade do Minho.
Neste fim de tarde que, finalmente, é de Sol e aconchegado de quentura passei por um Parque onde brincavam alguns miúdos.
De repente fiquei a pensar que já poucas vezes se vêem miúdos a brincar na rua.
Há muitos anos, lembro-me bem, ainda brincávamos na rua, melhor dizendo, ainda brincávamos. É certo que muitos de nós não tiveram muito tempo para brincar, logo de pequenos ficaram grandes. Não tínhamos muitos brinquedos, mas tínhamos um tempo e um espaço onde cabiam todas as brincadeiras.
Entretanto, chegaram outros tempos. Tempos que não são de brincar, são de trabalhar, dizem.
Roubaram aos miúdos o tempo e o espaço que nós tínhamos e empregam-nos horas sem fim numas fábricas de pessoas, escolas, chamam-lhes. 
Aí os miúdos trabalham a sério pois, só assim, serão grandes a sério, acham.
Às vezes, alguns miúdos ainda brincam de forma escondida, é que brincar passou a uma actividade clandestina que só pais ou professores “românticos” e “incompetentes” acham importante, acusam.
Muitos outros miúdos têm um "enriquecimento curricular" ou vão para umas coisas a que chamam “tempos livres” ou outra designação, que de livres têm pouco, onde, frequentemente, se confunde brincar com entreter e, outras vezes, acontece a continuação do trabalho que se faz na fábrica. É importante, entendem.
Se verdade, se perguntassem aos miúdos, coisa que se faz poucas vezes, iriam ficar a saber que brincar é a actividade mais séria que fazem, em que põem tudo o que são, sendo ainda a base de tudo o que vão ser.

Sem comentários: