terça-feira, 30 de setembro de 2014

A ALMA DO ALENTEJO, O CANTE

Ontem fui assistir ao documentário de Sérgio Tréfault, Alentejo, Alentejo sobre a alma do Alentejo, o cante.
Não comento como obra de cinema mas não posso deixar de registar a emoção de ver uma obra dedicada ao cante alentejano.
Muitas das manifestações da nossa cultura mais tradicional vão caindo em desuso e apresentadas fundamentalmente em ocasiões especiais ou ligadas a iniciativas locais ou regionais de comemoração.
Sem querer ser injusto, creio que o fado em Lisboa, (estou a falar só do que conheço) e o cante do Alentejo são das tradições ainda podem ser escutadas numa qualquer situação informal, à noite numa taberna, por exemplo.
Em várias ocasiões já assisti, não me atrevo a dizer que participei, em petiscadas em que o pessoal, só homens, lá mais para o fim da noite, depois das "lérias" e das "anadotas" se envolvia no cante. É algo de tão profundo e de dentro que nos não pode deixar indiferente.
O Mestre Marrafa era cantador num dos coros lá da vila e a mulher também cantava no coro feminino, menos frequente. Fui assistir a algumas apresentações e cada vez era como a primeira, é um canto da alma que sai pela voz.
De vez em quando o Mestre Marrafa vai-me passando algumas das modas que faziam parte da lida e do cante, o cante faz parte da lida. Os olhos dele brilham a dizer as modas. Os meus também, a ouvir.
É também pelo cante que mesmo quando não estamos no Alentejo, o Alentejo está em nós.

Sem comentários: