domingo, 14 de setembro de 2014

O MEDO QUE ASFIXIA

Liliana venceu Portugal, o país do medo

O Público apresenta um trabalho cuja leitura se recomenda vivamente direccionado para uma dimensão de natureza psicológica, o medo, que, de mansinho, se instala nas nossas vidas e as condiciona de forma asfixiante em várias áreas.
Estamos perante uma versão actual de uma sociedade constrangida, triste, com medo de lutar pelos seus direitos, esmagada pela arrogância, pelas derivas ideológicas e  por modelos económicos e sociais que nos roubam a dignidade e a esperança.
Tragicamente, muitas vezes, as migalhas de que muita gente precisa para assegurar a sobrevivência ou as circunstâncias inultrapassáveis da dependência e da necessidade em diferentes domínios da nossa vida em comunidade que, aliás, os diferentes poderes alimentam habilmente, inibem a indignação e revolta, levando a que aceitemos o inaceitável.
Até quando?

1 comentário:

Fatyly disse...

Até quando? Não sei só sei que esta jovem deu voz a tantas outras que perderam e estão em risco de perder o seu posto de trabalho só porque ficaram grávidas. Em alguns caso que conheço, também eles-pais, sofreram o mesmo só porque usufruíram de um direito que lhes assiste.
É este o incentivo da natalidade apregoado pelo actual executivo ao dar toda a "liberdade aos empregadores"?????
Pior é se a justiça lhes der razão, voltarão aos seus empregos mas depois serão perseguidas, pressionadas até serem elas próprias a saírem pelo seu pé.

Estive para publicar quando li logo pela manhã, mas fizeste bem seres tu a fazê-lo com introduções geniais, porque escreves muito bem e sucinto do qual eu estou anos luz.

Se eu pudesse já tinha saído deste país há muito tempo!

Um abraço e bom domingo