terça-feira, 2 de setembro de 2014

A REALIDADE ESTÁ ENGANADA, EU É QUE ESTOU CERTO. ESTÁ TUDO BEM

"Ministro nega atraso na divulgação das listas de professores"

Um dia, talvez eu, que sou um crente optimista nas qualidades do ser humano, ainda consiga perceber a estranha convicção que boa parte da classe política assume quando chega ao poder, “a realidade está errada, eu é que estou certo, ou seja, a realidade passa a ser a projecção dos meus desejos”. Dito de outra maneira, assumem que a realidade está enganada, o que eles pensam e o que afirmam é que está certo.
O Ministro Nuno Crato e a sua equipa constituem um exemplo notável deste bizarro funcionamento. Tudo o que se passa no mundo da educação, por mais disfuncional ou errado que seja está sempre dentro da normalidade  e a correr conforme se espera. A 1 de Setembro os resultados dos concursos de professores ainda não são conhecidos, os directores têm muitíssimos horários por preencher mas ... está tudo bem e o processo irá terminar "no essencial" antes de se iniciarem as aulas. É claro que o Professor Nuno Crato tem uma visão do trabalho de professor que o transforma num "entregador de conteúdos" não interessa como e não interessa muito conhecer a quem, porque no final fazem-se exames e quem aprendeu, aprendeu e quem não aprendeu, aprendesse ... e vai para as vias profissionais. Neste sentido os professores podem chegar às escolas na véspera das aulas ou mesmo depois, não tem problema nenhum, está tudo certo.
Na verdade, esta gente, com mais ou menos habilidade, torturam dados e conhecimentos e bombardeiam-nos sistematicamente até que, por exaustão ou acomodação, se convencem de que nos convencem. A realidade, acreditam, rendeu-se, passou a ser exactamente aquilo que eles querem que seja.
O problema é que a maldita realidade teima em desmenti-los.

Sem comentários: