sexta-feira, 26 de setembro de 2014

OS REMEDIADOS E OS SEM REMÉDIO

No âmbito do filme policial de terceira categoria que continua em exibição o Primeiro-ministro afirmou no Parlamento que é uma "pessoa remediada". Ao que a imprensa refere, as bancadas apoiantes explodiram de entusiasmo, é lindo, um "remediado" que chegou a Primeiro-ministro. Recordemos a história do Eng. Sócrates que também começou a vida remediadamente.
É sempre uma afirmação que cai bem, alimenta a imagem laboriosamente construída do rapaz que veio de fora dos centros de interesse lisboetas e e não pertence às grandes famílias que dominam de forma mais ou menos explícita o que por cá se vai passando. Como cereja em cima do bolo nem sequer vive no eixo de bom tom Lisboa - Cascais mas na popular zona de Massamá numa casa que ainda está a pagar à banca. É assim a vida dos "remediados" que fazem humildemente pela vida.
Escolheu uma outra forma de construção de carreira, a ascensão aparelhística partidária com o auxílio da mão amiga de um "facilitador de negócios", o "Dr." Relvas. Entretando, estabeleceu oportunas ligações com Ângelo Correia e sempre com preciosíssima colaboração do "Dr." Relvas também se envolveu em colaborações com umas estruturas "manhosas" de saque a fundos europeus que prestaram serviços imprescindíveis como formação a técnicos para operar em aeródromos municipais que nem sequer existem.
Finalmente, como estava previsto, chegou à liderança do PSD e daí à chefia do Governo foi um pequeno passo, de coelho, por assim dizer.
A questão é que estas histórias, existem muitas e com cores diferenciadas, parecem não ter fim. Produzem estes "remediados" e deixam-nos a nós sem remédio. Até quando?

Sem comentários: