segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PELO MENOS PODIAM PREOCUPAR-SE COM OS MIÚDOS

Através do Blogue de Paulo Guinote, "A Educação do meu Umbigo", um encarregado de educação divulgou a situação que se verifica na Escola Básica de Pinhal de Frades no Seixal e que não pode ser lida sem uma sobressalto de indignação, no mínimo.
A escola tem uma população escolar de 1023 alunos, tem capacidade para acomodar 30 turmas e tem 40, faltam 13 assistentes operacionais e, naturalmente, professores graças ao competentíssimo e atempado processo gerido pelo MEC.
O funcionamento é caótico como não podia deixar de ser e muitos alunos não estão a ter as aulas previstas com as consequências, essas sim, previsíveis.
Provavelmente esta situação inscreve-se no irresponsável e quase patológico entendimento de "normalidade" da equipa da 5 de Outubro ou constituirá mais um dos inúmeros "casos pontuais" que vão sendo regra.
Esta gente pode não ser competente, pode não ser séria em termos intelectuais e éticos, pode, dentro dos limues constitucionais, ter uma visão para educação da qual podemos discordar ainda que em vários aspectos se verifiquem ameaças ou constrangimentos aos direitos constitucionais de educação universal e gratuita.
Podia, no entanto e no mínimo preocupar-se como os miúdos. Nem isso.

Sem comentários: