segunda-feira, 15 de setembro de 2014

UMA NOTÍCIA INTERESSANTE VINDA DA FCT

Finalmente uma notícia interessante vinda da FCT, uma abordagem diferenciada no universo das Ciências Sociais e Humanidades no que respeita à análise bibliométrica da produção científica. Vamos ver o resultado.

Caro(a) Investigador(a),
José António Marques Morgado
Nos últimos anos, a análise bibliométrica da produção científica tem vindo a ganhar peso em processos de avaliação individual e institucional, como instrumento para a aferição de produtividade e impacto. Esta é, obviamente, uma análise que permite gerar indicadores quantitativos, não substituindo análises de qualidade de cada uma das publicações.
Os instrumentos bibliométricos têm sido alvo de crítica na avaliação da produção em Ciências Sociais e Humanidades, uma vez que as bases de dados tradicionalmente mais utilizadas (Web of Science Scopus) cobrem muito insuficientemente a produção nestes domínios, não refletindo de forma significativa os outputs reais nestas áreas. Acresce que estas bases de dados incluem poucas publicações nas línguas nacionais – para além do inglês – o que também contribui para uma anulação de alguns indicadores de produção já que, em algumas disciplinas, a produção nas línguas nacionais é relevante e tem impacto mais elevado do que a publicação em inglês.
Conscientes destas limitações, alguns países têm vindo a promover a construção de instrumentos alternativos para avaliação da produção científica em Ciências Sociais e Humanidades. Na Noruega, foi desenvolvido um procedimento que permitiu uma cobertura quase total da produção científica.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em articulação com a Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), à semelhança do que tem vindo a ser feito em outros países, pretende implementar um sistema de recolha da produção científica em Ciências Sociais e Humanidades, inspirado no modelo norueguês, mas construído a partir do input dos investigadores.
Espera-se que, através deste projeto se obtenha, por um lado, o registo de produção científica em Ciências Sociais e Humanidades e, por outro lado, o desenvolvimento de um instrumento que permitirá extrair um indicador de publicação adequado a estas áreas.
Neste sentido, será implementado um modelo com as seguintes características:
1.       Lista de revistas e editoras relevantes construída a partir do input dos investigadores.
2.       Classificação das revistas e editoras em dois níveis: nível 1, englobando aproximadamente 80%, e nível 2, correspondendo aos 20% de qualidade superior.

(...)

Sem comentários: