terça-feira, 2 de setembro de 2014

O ENSINO DO INGLÊS NO 1º CICLO

"MEC prepara lançamento da disciplina de Inglês no 1.º ciclo para 2015"

Ao que parece, em 2015 os alunos, todos os alunos do 3º ano do 1º ciclo do E. Básico vão aceder ao ensino do Inglês o que é uma mudança importante na posição do MEC. É ainda de sublinhar que se prevê que o ensino seja assegurado por docentes com formação ou experiência no trabalho com este grupo etário.
A Fenprof levanta algumas reservas considerando que a existência de um docente a leccionar Inglês compromete o regime de monodocência do 1º ciclo. Embora me pareça de considerar a questão, que remete para a necessidade de acautelar a articulação das equipas docentes, recordo que com alunos do 1º ciclo já trabalham vários outros profissionais sem que daí advenha algum risco potenciais quando se assegura a articulação das intervenções o que, na verdade, nem sempre acontece.
Continuo a pensar que a organização curricular do 2º ciclo e do 3º ciclo, o número de disciplinas e conteúdos e mesmo a existência de três ciclos no ensino básico com esta configuração levantam mais reservas do ponto de vista da adequação pedagógica.
Sabemos todos que ajustamentos de natureza curricular mais significativos terão muito provavelmente impacto no número de professores e respectivas carreiras. O MEC tem, justamente, procedido a mudanças curriculares que parece terem como sentido fundamental a "poupança" de professores. Aliás, vários outros aspectos das políticas educativas 
Vamos aguardar desenvolvimentos, clarificar como se irá gerir a provável insuficiência de docentes no arranque em 2015 por exemplo, embora me pareça que se corrigiram dois aspectos fundamentais do imprescindível ensino do Inglês no 1º ciclo, ser destinado desde início a todos alunos do 3º ano e assegurado por docentes com formação e experiência adequadas.

Sem comentários: