quarta-feira, 3 de setembro de 2014

DO CONTRA O CONSTRUTIVISMO E O EDUQUÊS AO DESTRUTIVISMO E AO POLITIQUÊS

"Uma avaliação destruidora"

Um texto interessante do Professor Carlos Fiolhais sobre o processo insustentável da avaliação do sistema científico nacional.
Registo as posições que têm vindo a ser tomadas sobre esta matéria pelo Professor Carlos Fiolhais mas recordo que antes do destrutivismo Crático se ter abatido sobre o ensino superior  e investigação o Professor Nuno Crato vivia em estado de graça, também aos olhos do Professor Carlos Fiolhais que nele depositava simpatia e expectativas elevadas como referiu num texto também no Público.
De facto, muita gente não antecipava que o encantatório discurso de Nuno Crato sobre os efeitos malignos do construtivismo e do eduquês continham, na verdade, uma visão destrutivista do sistema público de educação, ensino e investigação e uma espantosa capacidade de se converter às manhas do politiquês.
Os ventos da história são, quase sempre, assim, reveladores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desde o momento em que o Sr. Ministro Nuno Crato, inaugurou as novas intalações da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém, que ministra doutoramentos, estava tudo dito...
Diz o povo, que "o maior cego é o que não quer ver..."
Parece-me ser o caso, até porque para este Governo não bastava que o ensino superior politécnico público ministrasse licenciaturas, mestrados e doutoramentos. E criou mais uns cursos, de ainda mais curta duração que os já existentes... para o ensino superior politécnico ministrar. Enfim, a cereja em cima do bolo. Universidades para quê ? Se o PSD tem a sua Universidade de Verão, essa sim que garante emprego aos Jotas, nomeadamente aos que se distingem nas praxes académicas...
PS: Algém sabe a filiação partidária do menino que no Meco sobreviveu aos colegas na morte ?