quarta-feira, 16 de julho de 2014

NÚMERO DE ALUNOS E TAXAS DE CONCLUSÃO COM REVISÃO EM BAIXA

"Pré-escolar e Ensino Básico continuam a perder alunos"

O MEC disponibilizou hoje o relatório "Estatísticas da Educação 2012-2013".
Algumas notas.
Uma primeira referência para o abaixamento demográfico no Ensino Básico o que vem legitimar as teses da PEC - Política Educativa em Curso no que respeita aos cortes de professores e ao fechamento das escolas. O problema da qualidade é um pormenor corrigível através dos exames, mais exames, e pelo incremento do ensino vocacional em modo dual, versão Crato. Esta abordagem é bastante mais económica ainda que de efitos discutíveis.
Em consequência do aumento da escolaridade obrigatória a população a frequentar o ensino secundário subiu. No entanto, merece reflexão o facto de que a subida do número de alunos não se verifica na frequência do "ensino regular", desceu,  mas nos cursos profissionais e cursos de aprendizagem. Isto poderá querer dizer que os alunos que entram no secundário estão a derivar para percurso alternativos e não creio que se possa dizer com segurança que se trata de opção de alunos e famílias mas de uma franja de alunos em risco de insucesso que serão orientados para esta trajectória que continua a ser muito percepcionada como de "segunda". Esta percepção é compreensível dado que os discurso políticos sobre o ensino vocacional, reforçam a ideia de que se destina, sobretudo, para os que não têm jeito para a escola.
Uma referência ainda às taxas de conclusão. É preocupante que de 2011-2012 para 2012-2013 a taxa de conclusão no Ensino Básico tenha  baixado de 91.3" para 82.2%. Talvez possamos encontrar aqui algumas razões para exames mais fáceis no 9 º ano neste ano lectivo. Vamos certamente ver subir a taxa de conclusão. Por outro lado, vale a pena interrogarmo-nos sobre o que explicará descida tão acentuada. Terá a ver com medidas como o aumento do número de alunos por turma, falta de recursos para dispositivos de apoio, clima das escolas, entre outras?
Justifica-se uma análise mais cuidada.

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