Nada de novo. A Transparência e Integridade,
Associação Cívica, representante portuguesa da rede global anti-corrupção
Transparency International, lamentou “a reiterada falta de progressos na luta
contra a corrupção por parte das autoridades portuguesas, sublinhada mais uma
vez no último relatório de avaliação do Grupo de Estados Contra a Corrupção”,
do Conselho da Europa, designadamente no que respeita a alterações legislativas
no âmbito da corrupção e do tráfico de influências.
O Ministério da Justiça veio refutar estas
afirmações, sustentando o seu empenho no combate à corrupção e na produção
legislativa que o suporte. Retomo algumas notas.
Segundo um Relatório recente produzido no âmbito
da organização Transparency International, em Portugal também sob a
responsabilidade da TIAC, Centro Inteli-Inteligência e Inovação e pelo
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o combate à corrupção
em Portugal apresenta “resultados mais baixos do que seria de esperar num país
desenvolvido”, concluindo, entre muitos outros aspectos, que a “troca de
favores” e a “cunha estão institucionalizadas “entre colegas do mesmo governo”.
Dados anteriores também da Transparency
International, dizem que Portugal é um dos 21 países em que existe "pouca
ou nenhuma implementação" da Convenção anti-corrupção da OCDE.
Considerando ainda indicadores do Barómetro Global da Corrupção, também no
âmbito da Transparency International, 83% dos portugueses acham que piorou a
questão da corrupção e 75% não acredita na eficácia do combate.
No entanto, como é constatado, veja-se o discurso
da Ministra da Justiça, está sempre presente nos discursos partidários,
sobretudo à entrada de cada novo governo, a retórica que sustenta o fingimento
da luta contra a corrupção e a promoção da transparência na vida política
portuguesa e, regularmente, emergem umas tímidas propostas que mascaram essa
retórica, entram na agenda e rapidamente desaparecem até ao próximo fingimento.
Um exemplo fresco, depois da fusão da Inspecção-Geral da Administração Local com a Inspecção-Geral de Finanças, da responsabilidade de Miguel Relvas, nenhum relatório das inspecções às autarquias e empresas municipais foi tornado público. A transparência em modo Relvas.
Pode acontecer que com o deslizar da nossa soberania para outras paragens, alguma entidade ou grupo lá de longe venha cá impor mudanças.
Pode acontecer que com o deslizar da nossa soberania para outras paragens, alguma entidade ou grupo lá de longe venha cá impor mudanças.
Do meu ponto de vista, nenhum dos partidos do
chamado “arco do poder”, está verdadeiramente interessado na alteração da
situação actual, o que, aliás, pode ser comprovado pelas práticas
desenvolvidas, por todos, quando foram ocupando o poder. A questão, do meu
ponto de vista, é mais grave. Os partidos, insisto no plural, mais do que NÃO
QUERER mexer seriamente na questão da corrupção e do seu financiamento, NÃO
PODEM e vejamos porque não podem.
Nas últimas décadas, temos vindo a assistir à
emergência de lideranças políticas que, salvo honrosas excepções, são de uma
mediocridade notável. Temos uma partidocracia instalada o que determina um jogo
de influências e uma gestão cuidada dos aparelhos partidários donde são, quase
que exclusivamente, recrutados os dirigentes da enorme máquina da administração
pública e instituições e entidades sob tutela do estado. Esta teia associa-se à
intervenção privada sobretudo nos domínios, e são muitos, em que existem
interesses em ligação com o estado, a banca e as obras públicas são apenas
exemplos. Os últimos tempos têm sido particularmente estimulantes nesta matéria.
A manutenção deste quadro, que nenhum partido
está evidentemente interessado em alterar, exige um quadro legislativo
adequadamente preparado no parlamento e uma actividade reguladora e
fiscalizadora pouco eficaz ou, utilizando um eufemismo, “flexível”. Assim, a
sobrevivência dos partidos, tal como estão, exige a manutenção da situação
existente pelo que, de facto, não podem alterá-la. Quando muito e para nos
convencer de que estão interessados, introduzem algumas mudanças irrelevantes e
acessórias sem, obviamente, mexer no essencial. Seria um suicídio para muita da
nossa classe política e para os milhares de boys de diferentes cores que se têm
alimentado, e alimentam do sistema.
Parece, assim, um problema complicado. De quem
faz parte do problema, não podemos esperar a solução.
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