sexta-feira, 20 de novembro de 2015

UMA FAMÍLIA É UM BEM DE PRIMEIRA NECESSIDADE

Finalmente no Monte aqui no Alentejo depois de um dia cumprido e comprido, entre um Seminário sobre a Psicologia em contexto escolar e um evento comemorativo da Convenção dos Direitos da Criança.
Não podia finalizar o dia sem aqui deixar um registo de satisfação com a decisão da Assembleia da República relativa à adopção de crianças por casais homossexuais.
Tenho para mim que a generalidade das pessoas manterá o que pensava independentemente deste resultado, ou seja, as pessoas que que defendem a mudança aplaudem e as pessoas com posição contra continuarão ... contra, apesar da alteração legislativa e do conhecimento vindo da ciência não sustentar consequências negativas para as crianças como muitas vezes aqui referi.
Na verdade, e esperando que todos os processos de adopção corram bem, qualquer que seja o tipo de família, é fundamental não esquecer que temos uma taxa altíssima de crianças institucionalizadas e que os vínculos estabelecidos em contextos familiares são mais sólidos e duradouros que vínculos com cuidadores em instituições. 
Uma família é um direito e um bem de primeira necessidade para as crianças. Termino com uma afirmação já aqui citada de um autor muito conhecido na área da educação e do desenvolvimento, Bronfrenbrenner, "Para se desenvolverem bem todas as crianças precisam que alguém esteja louco por elas". Uma família, por exemplo.

Sem comentários: