terça-feira, 3 de novembro de 2015

MELHORES EM INGLÊS

Portugal é um dos países onde as competências no inglês mais cresceram

Uma boa notícia relativa ao universo da educação. Em Portugal regista-se um crescimento bastante significativo em termos comparativos com outros países  nas competências em Inglês demonstradas por estudantes adultos. A subida é consistente desde 2007.
A preparação desta evolução erá começado em 1989 com a introdução do Inglês como displina obrigatória no Ensino Básico. Passámos também por um período em que no 1º ciclo do ensino público o Inglês aparece como oferta facultativa no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular e, finalmente, este ano temos a introdução com carácter obrigatório no 3º ano do 1º ciclo e com a perspectiva de generalização. 
No mundo actual o acesso e tão precoce quanto possível ao domínio de uma língua estrangeira assume uma relevância que parece dispensável acentuar, quer no contributo para o desenvolvmento global dos alunos quer, evidentemente, para o seu percurso de vida num mundo altamente globalizado em que o Inglês, independentemente de simpatias individuais, ocupa um espaço que sugere a pertinência de ser a primeira língua que não a materna a ser ensinada.
É verdade que recentemente tivemos o desenvolvimento de uma estranha parceria público-privada envolvida na realização do exame de Inglês, algo de inédito considerando que se trata de um exame obrigatório, mais um, integrado na escolaridade obrigatória, mas a integração no currículo obrigatório é uma boa medida e amplia a probabilidade de potenciar o progresso agora conhecido.
Algumas vozes mal intencionadas poderão achar que quanto mais proficientes em Inglês mais os nosso jovens e adultos poderão encontrar fora de portas um futuro que por cá lhes parece vedado.
Eu acho apenas que estarão mais preparados para viver no mundo que temos.

Sem comentários: