sábado, 7 de março de 2015

NÃO PODE IR PARA SUA CASA

"Supremo confirma autorização para instalar cadeira elevatória contra vontade do condomínio"

A história começa em 2010 e resume-se assim. Um cidadão, em consequência de um AVC, ficou com sérios problemas de mobilidade. A expensas suas decidiu colocar uma cadeira elevatória no prédio onde habita única forma de aceder de forma autónoma à sua habitação e sem que tal crie problemas aos vizinhos. Acontece que os restantes condóminos recusam a pretensão e caso vai para tribunal que em primeira instância decide a favor dos condóminos.
Assim o senhor ficou condenado à prisão domiciliária ou a sair às costas de alguém.
Entretanto, após sucessivos recurso,s o caso subiu ao Supremo Tribunal de Justiça que, finalmente, decide a favor, digo eu, do direito. O senhor pode ter a cadeira elevatória pois o direito de propriedade não pode ser exercido como forma de discriminação.
Este episódio é apenas mais um exemplo da infinita e dura corrida de obstáculos em que a vida das pessoas com deficiência se transforma.
Acontece que boa parte desses obstáculos relevam da atitude da “gente” normal, da negação dos direitos, de políticas “normalizadoras”, da intolerância, da caridade que disfarça discriminação, etc.
O que ainda está por fazer apesar do muito que foi feito!

Sem comentários: