segunda-feira, 16 de março de 2015

NOTÍCIAS DO PET - CAMBRIDGE É QUEM MAIS ORDENA

"Professores estão a faltar às provas de Inglês"

Ao que parece, os professores de Inglês não estão a colaborar na PPP montada entre o MEC e a Universidade de Cambridge para a realização do PET - Preliminary English Test, muito dos nomeados "voluntários" estão a faltar às formações para que foram convocados à pressa e sem respeito pelo trabalho nas escolas e alguns outros recusam-se a realizar o inaceitável exame da Universidade de Cambridge aos seus conhecimentos de Inglês pois, entendem que são ... professores de Inglês reconhecidos e certificados pelo MEC e pelas universidades portuguesas.
O IAVE justifica-se afirmando que a certificação é uma exigência da Universidade de Cambridge que duvidará se nos outros países haverá mesmo quem seja competente como professor de inglês.
Como é habitual nas PPPs, o Estado, neste caso o IAVE, agacha-se e de cócoras acena que sim, os professores de Inglês têm de fazer um teste de Inglês porque Cambridge é quem mais ordena. 
O IAVE também recusa a ideia de estarmos perante a interferência de uma estrutura privada, afirma que Universidade de Cambridge é uma instituição centenária sem fins lucrativos. Continuo sem compreender muito bem porque razão deverá vir uma instituição privada, sim privada, pois não faz parte do sistema educativo português, certificar os nossos alunos e verificar se os nossos professores de Inglês ... sabem Inglês. 
Dir-se-á que a certificação pode constituir uma ferramenta importante mas nesse caso deveria ocorrer sem o envolvimento do MEC que ainda cobra dinheiro às famílias por uma certificação obtida no âmbito da escolaridade obrigatória em escolas públicas.
Continuam os ventos malinos a soprar sobre a educação.

Sem comentários: