terça-feira, 10 de março de 2015

DO (DES)TRATO AOS PROFESSORES

"Licenciaturas e doutoramentos em Inglês não bastam para corrigir provas do 9.º ano"

Depois de ser objecto de indignação e protesto sobretudo nos blogues e redes sociais, o novo regulamento do exame de Inglês, PET - Preliminary English Test for Schools, a PPP - Parceria Público-Privada com a Universidade de Cambridge, merece agora referência na imprensa generalista.
O MEC continua com uma espantosa capacidade de nos surpreender na forma como (des)trata os professores e mesmo alunos e famílias, com mais um exame e formação de professores em cima das aulas.
Nuno Crato através do IAVE, claro, determinou que os professores de inglês que serão os avaliadores deste exame deverão ter competências de língua inglesa que poderão ter de ser certificadas pela Universidade de Cambridge, ou seja, professores de inglês, repito, professores de inglês licenciados pelas universidades portuguesas mesmo com graus de mestre ou de doutor deverão ter os seus conhecimentos reconhecidos por Cambridge.
Tal decisão é mais um ataque à formação dada em Portugal de que o MEC é último responsável, é um atestado de incompetência aos professores de inglês e às instituições que os formam, é mais uma indignidade humilhante.
Nuno Crato não tem que ser competente mas é-lhe exigido respeito e seriedade.

Sem comentários: