quinta-feira, 12 de setembro de 2013

OS NEGÓCIOS DA FAMÍLIA

A roda livre de impunidade e incumprimento dos mais elementares princípios éticos quando não da lei, produziu nas últimas décadas uma verdadeira família de gente que à sombra dos aparelhos partidários e através de percursos políticos se movimentam num tráfego intenso entre entidades e empresas públicas e estruturas privadas, envolvendo-se frequentemente em negócios que insultam os cidadãos. Esta família alargada envolve gente de vários quadrantes sociais e políticos com uma característica comum, os negócios obscuros, e tem membros destacados como Oliveira e Costa, Dias Loureiro, Duarte Lima, Isaltino Morais entre tantos outros com menos impacto mediático, mais discretos na função ou no comportamento.
Acontece ainda e isto tem efeitos devastadores, que muitos dos negócios que esta família vai realizando, envolvendo com frequência dinheiros públicos ou, caso da SLN/BPN, com consequências pesadíssimas para os contribuintes.
Entretanto, do outro lado desta família que se protege e apoia, temos milhões de portugueses em situações de pobreza e exclusão, um milhão e meio de desempregados e a esmagadora maioria da população esmagada por políticas de austeridade que sacrificam a dignidade e ameaçam a sobrevivência.
Todos os membros da família, quando questionados sobre os seus negócios ou envolvimento em algo, afirmam, invariavelmente que tudo é feito tudo dentro da lei, nada de incorrecto e, portanto, estão sempre de consciência tranquila.
Também me lembro de após o conhecimento sobre vertiginosa licenciatura do “Dr.” Relvas, este ter afirmado que tudo tinha sido feito dentro da lei e estava de consciência tranquila.
Alguém poderia explicar a esta gente que, primeiro, não somos parvos e, segundo, o que quer dizer consciência.
Esta é a pantanosa pátria, nossa amada. 

1 comentário:

Unknown disse...

nem sempre fazem dentro da lei, como é dentro da familia uns escondem-se aos outros, normalmente é assim. ja vi pais vigaristas e os filhos seguem lhes os passos. a serio, tens toda a razao.

http://ocarteiravazia.blogspot.pt /