sábado, 28 de setembro de 2013

A URGÊNCIA DE UM PLANO DE RESGATE

Ao que parece, Bruxelas, um dos administradores desta feitoria em que nos transformámos e nos transformaram, dá um segundo resgate como "inevitável".
Na verdade, os deuses mercados, entidades muito sensíveis como se sabe, andam nervosos e no seu típico comportamento de abutres ameaçam continuar a sua sinistra forma de "ajuda", nada de novo.
Acontece que, do meu ponto de vista e dado que o primeiro plano de resgate transformou a vida de muitos de nós num inferno do qual precisaria de ser resgatada, torna-se mesmo necessário um novo plano de resgate.
Milhão e meio de portugueses está sem emprego, mais de metade sem subsídio. Precisam urgentemente de ver resgatada a possibilidade da vivência, agora lutam pela sobrevivência.
Mais de um terço dos jovens precisa de ver resgatada a confiança num projecto de vida que teima em ser adiado e cada vez parece mais longe.
Muitos velhos, cada vez mais, a precisarem de ver resgatada a dignidade de um fim de vida decente e com patamares mínimos de qualidade.
Muita gente que precisa de ver resgatada a dignidade todos os dias atropelada pela mão estendida a uma ajuda que nem sempre chega.
Miúdos que precisam de ver resgatada a dignidade de, pelo menos, não lhes faltar o sustento, o aconchego e, naturalmente, a educação e o futuro.
O problema é que não é este o plano de resgate que se pode esperar. Mais provavelmente continuaremos no insensível e insensato trajecto que os mercados nos impõem e que os feitores administram.

Sem comentários: