sábado, 21 de setembro de 2013

OS NEGÓCIOS DA FAMÍLIA

Estava o Dr. Rui Machete já tranquilo na sua reforma dourada, parecida, aliás com a de milhões de outros reformados, quando o foram retirar da sua santa paz para lhe atribuír a pasta dos Negócios Estrangeiros.
Teve azar, a imprensa inimiga logo desatou a vasculhar o percurso do Senador, adoro estes Senadores, e encontrou uns negócios e funções pouco recomendáveis mas sempre, é claro, dentro da lei. Fez um negócio manhoso o BPN com acções da SLN a preços verdadeiramente para amigo, aliás e como é sabido, Rui Machete presidiu a uma comissão de inquérito parlamentar que ilibou Oliveira Costa de fraude fiscal. Oliveira Costa veio a liderar a SLN/BPN a que Rui Machete se ligou e com quem realizou estes negociozitos tal como o virtuoso Cavaco Silva.
A roda livre de impunidade e incumprimento dos mais elementares princípios éticos quando não da lei produziu nas últimas décadas uma verdadeira família de gente que à sombra dos aparelhos partidários e do acesso aos poderes através de percursos políticos, se envolvem em negócios que insultam os cidadãos. Esta família alargada envolve gente de vários quadrantes sociais e políticos com uma característica comum, os negócios obscuros, e tem membros destacados como Oliveira e Costa, Dias Loureiro, Duarte Lima, Isaltino Morais entre outros.
Acontece ainda e isto tem efeitos devastadores, que muitos dos negócios que esta família vai realizando, envolvendo com frequência dinheiros públicos e, caso da SLN/BPN, com consequências pesadíssimas para os contribuintes.
Entretanto, do outro lado desta família que se protege e apoia, temos milhões de portugueses em situações de pobreza e exclusão, um milhão e meio de desempregados e a esmagadora maioria da população esmagada por políticas de austeridade que sacrificam a dignidade e ameaçam a sobrevivência.
Como todos os membros da família, ao ser questionado sobre estes negócios, o Dr. Rui Machete, afirmou ter feito tudo dentro da lei, nada de incorrecto, quer dizer, apenas uma "incorrecção factual", tudo está esclarecido e, portanto está de consciência tranquila. O BE apresenta uma queixa formal à AR por falsas declarações mas a Presidente já veio dizer que o processo só evolui com a deliberação da Assembleia, o que quer dizer que não avança pois a família é para isso mesmo, proteger os seus membros.
Também me lembro de após o conhecimento sobre vertiginosa licenciatura do “Dr.” Relvas este ter afirmado que tudo tinha sido feito dentro da lei e estava de consciência tranquila.
Alguém poderia explicar a esta gente que, primeiro, não somos parvos e, segundo, o que quer dizer consciência.
Esta é a pantanosa pátria, nossa amada.

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

O Senhor Professor chama-lhes "NEGÓCIOS DA FAMÍLIA" ?!

O Senhor Professor utiliza um léxico muito "SOFT". Eu dar-lhe-ia um nome claramente ITÁLICO, decididamente oriundo da Sicília.


VIVA!