quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O SALVÍFICO EMPOBRECIMENTO

Segundo um estudo hoje divulgado, os salários médios em Portugal baixaram pelo segundo ano consecutivo. Conjugando esta informação com dados INE, fica claro o trajecto de proletarização e empobrecimento que as políticas em curso e em perspectiva impõem à economia e ao mercado de trabalho. Em Portugal, cerca de 690 000 pessoas, 15% da população empregada, trabalham 48 horas ou mais por semana, o critério internacional para "trabalho excessivo". Este número tem vindo a aumentar mas, provavelmente para compensar, o salário médio líquido da economia tem vindo a baixar o que é coerente com o empobrecimento e proletarização desejados, mais trabalho e menos salário. Veja-se a decisão de aumentar a carga horária dos funcionários da administração pública e o processo em curso de despedimento mascarado.
Acresce a esta situação o elevadíssimo nível de desemprego, sobretudo desemprego jovem  de longa duração sendo que também deve ser considerado impacto da altíssima carga fiscal nos rendimentos familiares finais.
De notar ainda que desde o início da intervenção da Troika que nos governa o emprego apenas cresceu no patamar com salários até 310 €, um assombro.
É difícil de entender a persistência numa estratégia de empobrecimento como salvação para as dificuldades num país em que perto de três milhões de pessoas, quase um terço da população está risco de pobreza. Este é o resultado de uma persistência cega e surda no “custe o que custar", no cumprimento dos objectivos do negócio com a troika e dos objectivos de uma política "over troika", atingindo claramente o limite do suportável e afectando gravemente as condições de vida de milhões. Estamos a falar de pessoas, não de políticas, ou melhor estamos a falar do efeito das políticas na vida das pessoas. E estamos no “bom caminho”?
Ter como preocupação quase exclusiva o abaixamento dos custos do trabalho através do aumento da carga horária e do abaixamento de salários não parece ser a forma mais eficaz de combater o desemprego, promover desenvolvimento e criação de riqueza.
Parece razoavelmente claro que a proletarização da economia não poderá ser a base para o desenvolvimento económico, mas sim o investimento e a disponibilização de crédito a custos razoáveis, sobretudo para as pequenas e médias empresas que de forma mais ágil criam emprego e emprego qualificado que não pode ter a indignidade dos salários que conhecemos.
O que precisamos é de coragem e visão sem subserviência ao ditado dos mercados e dos seus agentes para definir modelos económicos, sociais e políticos destinados a pessoas e não a mercados ou a grupos minoritários de interesses.

Sem comentários: