sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DIREITOS DOS MIÚDOS EM MODO SERVIÇOS MÍNIMOS

 

As crianças com necessidades educativas especiais, as suas famílias e os professores e técnicos, especializados ou do ensino regular conhecem, sobretudo sentem, um conjunto enorme de dificuldades para, no fundo, garantir não mais do que algo básico e garantido constitucionalmente, o direito à educação e tanto quanto possível, junto das crianças da mesma faixa etária. É assim que as comunidades estão organizadas, não representa nada de extraordinário e muito menos um privilégio.
Como é evidente, em situações de dificuldade económica, as minorias, são sempre mais vulneráveis, falta-lhes voz.
No fundo, esta situação é “apenas” mais um exemplo de como estas crianças e famílias vêem os seus direitos atropelados por quem deveria ser o garante do seu cumprimento.
Como sempre afirmo, os níveis de desenvolvimento das comunidades também se aferem pela forma como cuidam das minorias.
Lamentavelmente, estamos num tempo em que desenvolvimento se confunde com mercados bem sucedidos, com cortes nos recursos necessários e na normalização dos miúdos, mesmo dos miúdos especiais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Zé Morgado

E, qual a culpa de um aluno carenciado para que não lhe seja atribuída uma bolsa de estudo em razão das dividas fiscais dos pais do mesmo?

Estivesse o Governo tão preocupado com a diminuição dos alunos no ensino superior (leia-se nas Universidades), quanto refere o Sr. Ministro da Educação, que a concessão de bolsas aos alunos que delas carecem, seria independentemente da situação fiscal dos pais dos alunos.

Mas não, a preocupação do Governo é como manter os Politécnicos, como “pau para toda a obra” do Regime, face ao descalabro na procura.

E, a solução já é conhecida.

Desta feita, são uns cursos novos denominados Cursos Superiores Especializados (CSE), para serem ministrados nos Institutos Politécnicos.

Entretanto, pedem-se inquéritos!

Desta feita, à Direcção-Geral de Estatísticas do Ministério da Educação para analisar a falta de candidaturas ao ensino superior.

E, é um 1.º inquérito.

Quantos mais se lhe seguirão…?

http://www.noticiasaominuto.com/pais/103752/cursos-superiores-de-curta-dura%C3%A7%C3%A3o-v%C3%A3o-abrir-nos-polit%C3%A9cnicos#.UkUbJT8pivk

http://economico.sapo.pt/noticias/ministro-quer-investigacao-a-falta-de-candidatos-ao-ensino-superior_178101.html

Cumprimentos,