quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O ENGRAÇADISMO

Sem a responsabilidade ministerial que o obrigava a tentar manter o que se costuma designar por "pose de estado", o Dr. Portas volta ao seu habitat natural, o engraçadismo acompanhado daquele frémito no olhar que tanto cativa.
Não tenho hipótese nem, confesso, motivação para seguir os trabalhos da Assembleia. O que uma leitura rápida da imprensa mostra é o recorrente recurso do Dr. Portas aos "sound bites" carregados de engraçadismo que fazem rir muito o seu colega de turma Passos Coelho.
É um clássico para quem conhece o ambiente de muitas salas de aula, o miúdo esperto que adora lançar piadas sem piada apenas chatear o "setôr", para se rir muito de si mesmo e, sobretudo, para que o seu grupo de apoiantes se ria e o ache "mesmo giro", mesmo esperto.
Sem substância, com preconceito, muito ressabiamento e amargura voltámos a ter o Dr. Portas o engraçadista da direita.
É uma função importante, sem dúvida,  a superior inteligência  e genialidade do Dr. Portas produzem afirmações tão engraçadas, mas tão engraçadas que me fazem pensar a sorte que um país tem de ter líderes com estas capacidades.
O Dr. Passos Coelho, bom aluno da troika vai tentar certamente tornar-se um engraçadista do gabarito de do Dr. Portas, Tarefa impossível, falta-se o toque de génio que faz do engraçadista Portas um ser inimitável. 

Sem comentários: