domingo, 20 de dezembro de 2015

DAS ATÍPICAS PRESIDENCIAIS (2)

Como já aqui escrevi as próximas eleições presidenciais são atípicas
Em primeiro lugar pelo cenário político actual, um governo apoiado por uma maioria parlamentar de esquerda apesar de nenhum dos partidos dessa maioria ter sido o mais votado nas legistalativas de 4 de Outubro.
Em segundo lugar pela natureza das três candidaturas que parecem agregar mais apoios, Marcelo Rebelo de Sousa pelo lado direito do espectro político e Maria de Belém e Sampaio da Nóvoa pelo lado esquerdo se assim se pode dizer no que respeita a Maria de Belém.
É verdade que devemos considerar Marisa Matias e Edgar Silva mas concorrem na pista dos respectivos partidos, BE e PCP, e parecem acreditar na ingénua ideia de que só por existirem Marcelo Rebelo de Sousa é derrotado, veremos o resultado de tal entendimento.
Na verdade esta atipicidade decorre do facto de PSD e CDS-PP terem sido "obrigados" a apoiar um candidato que não desejavam, Marcelo é um bom jogador e "tapou" Rui Rio e a inócua e vazia candidatura de Maria de Belém ter sido fabricada num quadro de ajustamento de contas interno no PS e com o objectivo claro de impedir o previsto apoio do PS a Sampaio da Nóvoa. 
Neste cenário Maria de Belém é, curiosamente, uma candidatura simpática para a direita que, acredito, se sentiria mais segura com Maria de Belém na presidência do que com o "cata-vento" Marcelo Rebelo de Sousa como lhe chamou Passos Coelho quando definiu o perfil do candidato que NÃO queria ver em Belém
Finalmente, Sampaio da Nóvoa concorre para esta atipicidade por várias razões. É uma candidatura que emerge da cidadania e não da partidocracia embora não seja, não deve nem pode, contra os partidos. Comete o pecado original de não ser "um de dentro" que carrega um conjunto de interesses mais pequenos e conciliáveis em arranjos de alternância e de poder. Percebe-se bem o seu "pecado" ao verificar como a sua candidatura tem sido tratada, quer pelos aparelhistas de serviço nos vários partidos, quer pela imprensa amiga que numa campanha tóxica e discriminatória mostram porque na realidade a candidatura de Sampaio da Nóvoa é um "mundo novo" é um caminho de abertura.
Sampaio da Nóvoa é ainda um candidato atípico pois desde o início tem expressado uma visão e um projecto que dentro das competências presidenciais pretende colocar ao serviço de Portugal e dos Portugueses. Contrasta com as "saltitantes" e "simpáticas" aparições de Marcelo Rebelo de Sousa que se limita a gerir a sua verdadeira campanha eleitoral, anos de exposição na TV. Quando menos disser menos se compromente e tenta pescar à esquerda num namoro interessante que deixa os seus constrangidos apoiantes do PSD e CDS-PP à beira de um ataque de nervos.
De facto, durante estes meses a candidatura de Sampaio da Nóvoa tem promovido múltiplas iniciativas de discussão e construção de ideias e caminhos dentro das mais importantes áreas do nosso funcionamento enquanto comunidade. Esta discussão aberta, participada, descentralizada e abrangente contando sempre com a presença envolvida e activa de Sampaio da Nóvoa contrasta com o deserto de ideias, o Presidente não se "intromete" como diz Maria de Belém ou a banalidade diletante do oráculo predestinado que vê a presidência escrita nas estrelas.
É justamente o conjunto de características da candidatura de Sampaio da Nóvoa que o tornam o Presidente necessário nesta etapa da nossa estrada.
Vai ser difícil mas acredito que é possível.

Sem comentários: